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O uso de metodologia ativa híbrida pode aumentar o aprendizado sobre o controle da pressão arterial e reduzir o estresse e ansiedade de prova?

Processo: 22/12023-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2022
Vigência (Término): 30 de novembro de 2023
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Geral
Pesquisador responsável:Fernanda Klein Marcondes
Beneficiário:Isabella Carneiro da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Ansiedade   Aprendizagem   Ensino   Ensino superior   Estresse
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ansiedade | aprendizagem | ensino | Ensino Superior | estresse | Gameficação | Ensino de Fisiologia

Resumo

O estresse acadêmico envolve, entre outros fatores, a ansiedade frente a provas, a qual pode estar relacionada à insegurança do aluno sobre o que de fato aprendeu. Esta situação pode ser melhorada, a partir da reflexão sobre os métodos de ensino e avaliação empregados nos cursos de graduação, pois estratégias de ensino que promovam a aprendizagem significativa poderiam auxiliar a reduzir a ansiedade e o estresse induzido por avaliações. Em estudos anteriores observamos que jogos educacionais combinados com avaliações formativas aumentaram o aprendizado de alunos de cursos da área da saúde, sobre temas de Fisiologia Humana. E, durante o ensino remoto devido à pandemia de COVID-19, as estratégias de ensino online, foram consideradas úteis para o aprendizado, na avaliação discente. Pretende-se, neste estudo, avaliar a hipótese de que o uso de metodologias ativas, ao promoverem maior aprendizado, poderiam reduzir a ansiedade e o estresse do estudante antes de uma avaliação acadêmica. Serão realizadas avaliações do aprendizado sobre o Controle da Pressão Arterial, após o ensino tradicional presencial (aulas teóricas) e após o ensino por meio de metodologia ativa híbrida. Para avaliação do aprendizado, serão aplicados testes com questões de múltipla escolha e questões abertas. Para avaliação do nível de estresse, serão coletadas amostras de saliva dos alunos, antes da realização de cada avaliação do aprendizado, para posterior dosagem de alfa-amilase. Para avaliação do nível de ansiedade será aplicado o Inventário de Ansiedade Traço-Estado, imediatamente após as coletas de saliva.

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