Bolsa 22/12482-9 - Arqueologia subaquática, Geofísica aplicada - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigações geofísicas no sítio arqueológico subaquático Cabeludo na Baixada Maranhense integrando Radar de Penetração no Solo (GPR) e Sonar de Varredura Lateral (SVL)

Processo: 22/12482-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2022
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2023
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geofísica
Pesquisador responsável:Jorge Luís Porsani
Beneficiário:Rodrigo Corrêa Rangel
Instituição Sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Arqueologia subaquática   Geofísica aplicada
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arqueologia subaquática | Baixada maranhense | Radar de Penetração no Solo (GPR) | Sítio Cabeludo | Sonar de Varredura Lateral (SVL) | Geofísica Aplicada

Resumo

Este projeto de pesquisa de pós-doutorado faz parte de dois projetos de auxílio individual: um apoiado pela FAPESP (2020/15560-5) e outro pela FAPEMA (02856/20). As estearias evidenciam moradias em aldeias indígenas construídas sobre as águas de rios e lagos onde a sustentação era feita por troncos de árvores ou esteios, os quais correspondem às palafitas pré-coloniais na região amazônica. Em todo o continente americano, as estearias são os únicos remanescentes arqueológicos de populações indígenas pré-coloniais em ambiente aquático, porém, continuam sendo uma das menos conhecidas. Portanto, as investigações arqueológicas nessa região são essenciais para o melhor entendimento de como viviam os povos indígenas pré-coloniais. O objetivo dessa pesquisa é utilizar de forma integrada os métodos geofísicos Radar de Penetração no Solo (GPR) e Sonar de Varredura Lateral (SVL), visando refinar o mapeamento subaquático das estearias já conhecidas do sítio Cabeludo na Baixada Maranhense, e também prospectar áreas adjacentes para localizar novos esteios e orientar a busca por novos artefatos arqueológicos no leito do Rio Paraná na bacia do Rio Turiaçu. O emprego integrado do GPR e SVL poderá auxiliar na localização, caracterização e delimitação das estearias e artefatos arqueológicos subaquáticos de forma indireta e não-invasiva, provendo uma otimização da investigação arqueológica. Essa é uma pesquisa inédita no Brasil e os resultados poderão contribuir com um melhor entendimento da organização e formato das aldeias, bem como a preservação do patrimônio arqueológico e o avanço dos estudos arqueológicos e antropológicos das comunidades indígenas pré-coloniais na Baixada Maranhense.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PORSANI, JORGE LUIS; NAVARRO, ALEXANDRE GUIDA; RANGEL, RODRIGO CORREA; NETO, ANTONIO CARLOS DE SIQUEIRA; DE LIMA, LEONARDO GONCALVES; STANGARI, MARCELO CESAR; DE SOUZA, LUIZ ANTONIO PEREIRA; DOS SANTOS, VINICIUS RAFAEL NERIS. GPR survey on underwater archaeological site: A case study at Jenipapo stilt village in the eastern Amazon region, Brazil. JOURNAL OF ARCHAEOLOGICAL SCIENCE-REPORTS, v. 51, p. 10-pg., . (22/12482-9, 20/15560-5)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.