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Análise não-linear da resposta à rajada e comportamento dinâmico de uma aeronave de alto alongamento

Processo: 22/13836-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2023
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2023
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial - Dinâmica de Vôo
Pesquisador responsável:Flávio Donizeti Marques
Beneficiário:Luiz Guilherme Pancini dos Santos
Supervisor: Carlos Eduardo Stolf Cesnik
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Michigan, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:20/16274-6 - Análise não-linear da resposta à rajada e comportamento dinâmico de uma aeronave de alto alongamento, BP.DR
Assunto(s):Aeroelasticidade   Análise não linear   Dinâmica não linear   Método dos elementos finitos   Modelos de ordem reduzida   Aeronaves
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aeroelasticidade | Aeronaves flexíveis | Dinâmica não-linear | Método dos Elementos Finitos | modelo de ordem reduzida | Aeronaves flexíveis

Resumo

À medida que a busca por estruturas aeronáuticas mais flexíveis aumenta, também o faz a necessidade de incorporar as não-linearidades intrínsecas às suas análises dinâmico-aeroelásticas. Dessa forma, se torna essencial caracterizar completamente o comportamento aeroelástico e investigar os efeitos que perturbações externas comuns, como rajadas devido à turbulência atmosférica, possam induzir na dinâmica de voo. Portanto, o presente projeto de pesquisa propõe a criação de uma plataforma dinâmico-aeroelástica computacional para análise da resposta não-linear à rajada, \textit{flutter} de estol e comportamento dinâmico não-linear de uma aeronave muito flexível. Para tanto, deverá empregar-se um modelo semi-empírico de estol dinâmico aumentado para inclusão de cargas de rajadas arbitrárias, acoplado à uma formulação de elementos finitos não-lineares de viga 1D, para grandes deslocamentos e pequenas deformações, e de movimento de corpo rígido em 6 graus de liberdade. (AU)

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