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Aplicando inovação responsável nas políticas sociais: a experiência brasileira na assistência social e na educação

Processo: 22/14920-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2023
Vigência (Término): 31 de julho de 2023
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política - Políticas Públicas
Pesquisador responsável:Rogerio Schlegel
Beneficiário:Camila Nastari Fernandes
Supervisor: Pascale Lehoux
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Local de pesquisa: Université de Montréal, Canadá  
Vinculado à bolsa:22/05924-5 - Inovação Responsável e Resiliência nas Políticas Sociais (IRR-PS): uma análise integrada das áreas de saúde, educação e assistência social antes e durante a pandemia de COVID-19, BP.PD
Assunto(s):Educação   Política social   Assistência social   Inovação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Education | Responsible research and innovation | Social Assistance | Social Policies | Políticas Sociais

Resumo

As políticas de saúde, educação e política de assistência social foram primordiais para mitigar os impactos da pandemia de Covid-19. Dado o agravamento dos casos da doença e a necessidade de distanciamento social, as inovações sociotécnicas desempenharam um papel central na adoção de medidas de emergência (como o fornecimento de vacinas contra o vírus Sars-Cov-2, a difusão massiva de tecnologias e métodos de ensino à distância e o desenvolvimento de uma aplicação para a inscrição em programas de benefícios sociais). Este projeto de pesquisa aplica os conceitos e ferramentas da abordagem Pesquisa e Inovação Responsável (RRI, em inglês) para analisar as políticas de educação e assistência social com base nos resultados empíricos já desenvolvidos para a área da saúde. O RRI surgiu na última década após estudos de inovação e formulação de políticas em ciência e tecnologia. Esta abordagem identifica quatro requisitos processuais para desenvolver inovações de forma responsável: inclusão de diversas partes interessadas; antecipação de riscos, impactos e consequências não previstas; reflexividade sobre as normas e valores subjacentes às inovações; e capacidade de resposta a mudanças imprevistas e indesejáveis. O programa de pesquisa In Fieri, baseado na Escola de Saúde Pública da Universidade de Montreal (ESPUM/UdeM), é um centro internacional reconhecido por seus desenvolvimentos de última geração em relação ao RRI na Saúde. Trabalhando com a equipe de pesquisadores e sob a supervisão da Profa. Dra. Pascale Lehoux, o objetivo principal do Estágio de Pesquisa no Exterior de 6 meses na In Fieri é adaptar a estrutura do RRI às políticas de assistência social e educação. (AU)

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