Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo biológico, molecular e morfométrico das cepas Tsh 8 e Tv de Trypanosoma cruzi (Chagas, 1909) (Kinetoplastida, Trypanosomatidae).

Processo: 22/13607-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2023
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2023
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Protozoologia de Parasitos
Pesquisador responsável:João Aristeu da Rosa
Beneficiário:Giovana Silva Ferraz
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Biologia   Molecular   Morfometria   Trypanosoma cruzi   Doença de Chagas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biologia | cepas | Molecular | Morfometria | Trypanosoma cruzi | Doença de Chagas

Resumo

Assim que descrita, a doença de Chagas foi considerada uma questão "médico-científica" e social. Conhecida como "Moléstia tropical", fora caracterizada como "endemia dos sertões" e como "doença do Brasil". Isso se deve ao seu perfil característico, que se mostrou bastante associado à identidade nacional daquela época, 1909. As pesquisas dessa doença foram determinantes para o avanço do conhecimento científico. Trata-se de uma zoonose e atualmente, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, calcula-se que cerca de 6 a 8 milhões de pessoas estejam infectadas. Trypanosoma cruzi, agente etiológico da doença de Chagas, é um protozoário flagelado, cujo ciclo evolutivo compreende hospedeiros mamíferos e insetos hematófagos da ordem Hemiptera, subfamília Triatominae que incluem três principais gêneros: Panstrongylus, Rhodnius e Triatoma. Atualmente são admitidas 157 espécies, das quais três fósseis. Este projeto tem como intuito o estudo biológico, molecular, e morfométrico das cepas Tsh 8 e Tv de Trypanosoma cruzi. A cepa Tsh 8 foi isolada a partir de fezes de Triatoma sherlocki, capturado no distrito de Santo Inácio, município de Gentio do Ouro, no Estado da Bahia (S 12º 32.323' e W 41º 31.139' altitude 1005). A cepa Tv foi isolada de um espécime adulto de Triatoma vitticeps coletado no município Grão Mogol, MG. O estudo biológico será feito por análise da parasitemia no sangue, isto é, determinação do período pré-patente, pico parasitêmico, taxa de mortalidade, período de desaparecimento das formas circulantes no sangue periférico e período de sobrevida de camundongos Swiss infectados pelas cepas referidas. As duas cepas terão o comprimento, largura, área do núcleo, área do cinetoplasto e índice nuclear das formas epimastigotas mensuradas, a partir de formas obtidas em meio de cultura LIT. As formas tripomastigotas a serem obtidas do sangue de camundongos, também terão cinco parâmetros mensurados, assim como as formas epimastigotas. O estudo molecular será conduzido pela análise de regiões variáveis dos genes 18S e 28S± do RNA ribossomal pela técnica de PCR.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)