Bolsa 22/14585-0 - Aves, Cromossomos sexuais - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos Citogenéticos na Pirambóia Lepidosiren paradoxa (Sarcopterygii, Dipnoi).

Processo: 22/14585-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2023
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2025
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Marcelo de Bello Cioffi
Beneficiário:Alan Moura de Oliveira
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Aves   Cromossomos sexuais   Peixes   Sequenciamento NGS   Citogenética   Evolução
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Citogenética | Evolução | grupos primitivos | Peixes | Citogenética Animal

Resumo

Este projeto visa realizar coletas de campo e obtenção cromossômica da espécie Lepidosiren paradoxa (Sarcopterygii; Dipnoi), popularmente conhecida como piramboia. Até hoje, os Dipnoi representam um dos grupos mais desafiadores para obtenção cromossômica onde, apesar de representarem um dos grupos ancestrais de vertebrados de maior interesse evolutivo, os estudos cromossômicos disponíveis limitam-se a um estudo realizado na década de 60 que aponta para presença de 2n=38 cromossomos, onde apenas ilustrações de seus cromossomos são representadas. Frente a nossa atual expertise acumulada para obtenção cromossômica em todos os grupos de vertebrados utilizando diferentes metodologias, iremos buscar superar estes desafios metodológicas e obter os cromossomos da piramboia utilizando múltiplas abordagens, como culturas celulares de linfócitos, culturas de fibroblastos, regeneração de nadadeira, além de preparações diretas convencionais (a partir de cultura de células do rim ou baço). Recentemente o genoma da piramboia foi montado (NCBI GCA_040581445.1), apontando para a presença de 38 grupos de ligação, evidenciando ser o maior genoma de todos os animais até então analisados (possuindo cerca de 91Gb). Um dos objetivos futuros propostos é ancorar estas sequencias genômicas aos cromossomos da espécie por meio do uso de sondas sintéticas baseadas em oligonucleotídeos (Oligonucleotide-based probes).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE OLIVEIRA, ALAN MOURA; SOUZA, GUILHERME MOTA; TOMA, GUSTAVO AKIRA; DOS SANTOS, NATALIA; SANTOS, RODRIGO ZENI DOS; GOES, CAIO AUGUSTO GOMES; DEON, GEIZE APARECIDA; SETTI, PRINCIA GREJO; PORTO-FORESTI, FABIO; UTSUNOMIA, RICARDO; et al. Satellite DNAs, heterochromatin, and sex chromosomes of the wattled jacana (Charadriiformes; Jacanidae): a species with highly rearranged karyotype. GENOME, v. 67, n. 4, p. 10-pg., . (22/14585-0, 22/00427-3)