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Criação, desenvolvimento e implementação da solução digital "semiologin": superando os desafios do ensino de semiologia e medicina interna.

Processo: 22/10038-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2023
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2024
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Lucas Leite Cunha
Beneficiário:João Pedro Nardari dos Santos
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Aplicativo   Educação médica   Inovação   Raciocínio clínico   Semiologia   Tecnologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aplicativos | Educação Médica | Inovação | Raciocínio clínico | Semiologia | tecnologia | Educação Médica

Resumo

A pandemia impactou a educação médica na medida em que estudantes e docentes passaram a buscar formas alternativas de ensino, aprendizagem e estudo através de tecnologias digitais para redução dos danos causados pelo distanciamento social. Diante dos desafios apresentados por esse contexto, é notável a importância de desenvolver métodos que aumentem a eficiência do estudo e estimulem o desenvolvimento do raciocínio clínico dos alunos. O objetivo deste projeto é criar, desenvolver e implementar uma solução digital na forma de aplicativo que catalise o processo de ensino e aprendizagem da raciocínio clínico e medicina interna tendo como público alvo os estudantes de medicina. O aplicativo apresentará em sua tela inicial três barras: a primeira para acessar casos clínicos, a segunda para acessar um acervo com textos e vídeos e a terceira para acessar uma sessão de dúvidas mais frequentes. Com a finalidade de promover um aprendizado sequencial e cumulativo, após a resolução dos casos clínicos, novos desafios serão liberados ao usuário com conteúdos já vistos anteriormente e novos. Em caso de escolhas não satisfatórias, o aplicativo devolverá um feedback da resolução, com dicas em formato de texto ou vídeo para ajudar nas próximas tentativas. Com a primeira versão do aplicativo desenvolvido, ofereceremos o acesso à solução digital a todos os 121 alunos do terceiro ano do curso de medicina matriculados regularmente na Universidade Federal de São Paulo por 30 dias. Ao final dos 30 dias de livre uso pelos alunos, a solução digital obterá dados relevantes para avaliação da usabilidade, grau de desafio e dificuldade inerente, tais como tempo de tela, quantidade de acertos de diagnósticos, quantidade de erros diagnósticos, número de tentativas, tempo utilizado em cada passo do uso do aplicativo e impressão pessoal de cada aluno. A opinião dos alunos será avaliada por meio de um questionário de avaliação que se utiliza da escala de cinco pontos de Likert. Serão realizadas perguntas sobre as características técnicas do aplicativo, tais como qualidade da imagem, do áudio e a navegação pelo ambiente digital. Por fim, serão realizadas perguntas sobre a disponibilidade do aplicativo e o interesse dos alunos sobre os temas abordados. Os dados serão tabulados em planilha formando banco de dados de variáveis relacionadas ao sucesso diagnóstico e impressões dos alunos. Estas variáveis serão quantificadas e comparadas aos dados coletados previamente no questionário.

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