Busca avançada
Ano de início
Entree

Associações entre cronotipo e ativação do tecido adiposo marrom em mulheres com diferentes fenótipos de adiposidade e saúde metabólica.

Processo: 22/15297-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2023
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2024
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição
Pesquisador responsável:Ana Carolina Junqueira Vasques
Beneficiário:Laura Ramos Gonçalves
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07607-8 - CMPO - Centro Multidisciplinar de Pesquisa em Obesidade e Doenças Associadas, AP.CEPID
Assunto(s):Cronotipo   Homeostase energética   Obesidade   Tecido adiposo marrom
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cronotipo | Fenótipos metabólicos | homeostase energética | obesidade | tecido adiposo marrom | Investigação a respeito da fisiopatologia da obesidade.

Resumo

O ciclo circadiano tem importante papel na regulação da homeostase energética, e uma das suas principais formas de manifestação é através do cronotipo, que revela o momento do dia de maior disposição para realizar atividades cotidianas, como dormir, acordar e alimentar-se. Se os relógios biológicos estiverem dessincronizados, o organismo pode vir a apresentar cronodisrupção, uma condição que tem como um dos seus efeitos impactar negativamente a atividade do tecido adiposo marrom (BAT), prejudicando a sua capacidade termogênica e a homeostase energética de indivíduos saudáveis e eutróficos e com obesidade nos diferentes fenótipos. O estudo da relação entre o BAT, cronotipos e fenótipos metabólicos torna-se cada vez mais relevante para melhor compreender a fisiopatologia da obesidade e para abrir caminhos a possíveis abordagens terapêuticas que buscam prevenção e tratamento da obesidade. Por esta razão, o presente estudo propõe-se a investigar as associações dos cronotipos com a atividade do BAT em repouso e com o perfil de saúde metabólica e de adiposidade em mulheres adultas.Para este estudo, planeja-se adotar uma amostra de 60 mulheres na menacme, distribuídas igualmente entre os fenótipos: magro metabolicamente saudável (MHNW), obeso metabolicamente saudável (MHO) e obeso metabolicamente obeso (MUO). A coleta de dados ocorrerá no Laboratório de Investigação em Diabetes e Metabolismo (LIMED) localizado no Gastrocentro da Universidade Estadual de Campinas, e será feita classificação dos fenótipos, triagem, anamnese, avaliação da atividade do tecido adiposo marrom (BAT) e classificação do cronotipo através da aplicação do questionário validado para o Brasil Morningness-Eveningness Questionnaire (MEQ), durante a triagem, e serão feitas algumas perguntas adicionais para obtenção do padrão de sono.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)