Bolsa 22/09128-9 - Estado-nação, Estradas - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Caminhos da exclusão no Brasil Império: trabalho compulsório indígena na construção de estradas na província de Minas Gerais (1840-1870)

Processo: 22/09128-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2023
Data de Término da vigência: 14 de março de 2024
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:André Roberto de Arruda Machado
Beneficiário:José Henrique Lima Santos
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Assunto(s):Estado-nação   Estradas   Trabalho forçado   História indígena
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estado Nacional | Estradas | Sociedades Indígenas | Trabalho compulsório | História Indígena

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar as modalidades de trabalho compulsório empregadas na construção de estradas na província de Minas Gerais entre 1840 e 1870. Pretende-se investigar os modos de recrutamento sobre as populações indígenas que habitavam a parte leste da província, região de fronteira com as províncias da Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Nossa hipótese é que, mesmo sem respaldo legal, governantes, militares e colonos continuaram a recrutar mão de obra indígena. De modo mais amplo, esta investigação busca redimensionar a questão da mão de obra indígena no período oitocentista. Nesse sentido, pretende-se argumentar que o recrutamento compulsório de indígenas não foi um fenômeno exclusivo dos "sertões do leste" de Minas Gerais, mas sim um mecanismo lançado pelos emergentes Estados nacionais. O recorte espacial justifica-se por ter sido a região um dos últimos refúgios do território em que diferentes povos nativos tentaram evitar o contato com a sociedade envolvente. O recorte temporal inicia-se em 1840, com as discussões sobre uma nova política indigenista de abrangência nacional. Também nesse período, diferentes projetos de estradas buscando o litoral do Espírito Santo foram retomados. Estendemos nossa análise até 1870, período em que a política estatal de "catequese e civilização" se torna pragmática e o interesse pela expansão ferroviária sobrepõe-se à construção de estradas. Utilizaremos como fontes a documentação do Arquivo Público Mineiro organizada pelo Núcleo de Pesquisa em História Econômica e Demográfica (NPHED), integrado ao CEDEPLAR/UFMG, contendo os processos de construção de estradas e pontes na província de Minas Gerais. Também recorreremos aos projetos de navegação e exploração do Rio Doce sob guarda na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, da Universidade de São Paulo. Relatórios dos presidentes de províncias, periódicos e demais documentos governamentais também serão utilizados como fontes.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)