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Uso de metodologia ativa no ensino da fisiologia cardíaca: efeito sobre o estresse de prova e o aprendizado

Processo: 22/12433-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2023
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2024
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Geral
Pesquisador responsável:Fernanda Klein Marcondes
Beneficiário:Lara Cristina Guerhardt Silva
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Ansiedade   Aprendizagem   Ensino   Estresse
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ansiedade | aprendizagem | ensino | estresse | Fisiologia | Gameficação | Ensino

Resumo

As avaliações do aprendizado são fatores estressores, no ambiente acadêmico, e podem gerar medo, angústia e transtornos de ansiedade. Considerando que o estresse e a ansiedade frente às avaliações podem estar relacionados à insegurança do aluno sobre o conteúdo a ser avaliado, estratégias de ensino que aumentem a aprendizado podem contribuir para reduzir esta insegurança. Estratégias ativas de ensino-aprendizagem despertam a curiosidade, instigam a tomada de decisões e são bem aceitas pelos alunos, que retêm de forma mais consistente o conhecimento. Pretende-se neste estudo avaliar a hipótese de que o uso de metodologias ativas, ao promoverem maior aprendizado, poderiam reduzir a ansiedade e o estresse do estudante antes de uma avaliação acadêmica. Farão parte do estudo as atividades desenvolvidas nas aulas sobre Fisiologia do Coração. Serão realizadas avaliações do aprendizado, após o ensino tradicional (aulas teóricas) e após o ensino por meio de metodologia ativa (aula dialogada + jogo educacional + avaliações formativas). Para avaliação do aprendizado, serão aplicados testes com questões de múltipla escolha e questões abertas. Serão coletadas amostras de saliva dos alunos, 15 min antes da realização de cada avaliação do aprendizado, para posterior dosagem de alfa amilase, com o objetivo de avaliar nível de estresse. Imediatamente após a coleta de saliva, para avaliação do nível de ansiedade será aplicado o Inventário de Ansiedade Traço-Estado.

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARDOZO, LAIS TONO; DE LIMA, PATRICIA OLIVEIRA; CARVALHO, MAELINE SANTOS MORAIS; CASALE, KARINA RECHE; BETTIOLI, ANA LUISA; DE AZEVEDO, MARIA ANTONIA RAMOS; MARCONDES, FERNANDA KLEIN. Active learning methodology, associated to formative assessment, improved cardiac physiology knowledge and decreased pre-test stress and anxiety. FRONTIERS IN PHYSIOLOGY, v. 14, p. 10-pg., . (19/05987-4, 22/12433-8)

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