Bolsa 22/10635-2 - Educação matemática - BV FAPESP
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Tensões entre os campos disciplinares e o campo profissional da docência: saberes do ensino e da formação de professores que ensinam matemática nas décadas de 1970, 1980 e 1990

Processo: 22/10635-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2023
Situação:Interrompido
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Luciane de Fatima Bertini
Beneficiário:Sidnéia Almeida Silva
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):24/08927-0 - A Educação Matemática e a produção curricular: Estudos Brasil-França na década de 1990, BE.EP.DR
Assunto(s):Educação matemática
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Campo profissional da docência | Campos disciplinares | educação matemática | expert | História da Educação Matemática | saberes | Educação - Tópicos especiais

Resumo

Este projeto de doutorado tem como objetivo analisar as relações estabelecidas historicamente entre os campos disciplinares e o campo profissional da docência na constituição dos saberes do ensino e da formação de professores que ensinam matemática nas décadas de 1970, 1980 e 1990. A presente proposta está integrada ao projeto temático aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, intitulado A Matemática na Formação de Professores e no Ensino: processos e dinâmicas de produção de um saber profissional, 1890-1990. Serão considerados como aportes teórico-metodológicos na condução desta investigação, os estudos de Roger Chartier alinhado com as bases da História Cultural; Dominique Julia no entendimento da Cultura Escolar; André Chervel com relação aos saberes no contexto da teorização da História das Disciplinas Escolares; Pierre Bourdieu nas explicações sobre movimentos, dinâmicas e processos na produção de novo saberes, e como se configuram os campos; Rita Hofstetter e Bernard Schneuwlyda na compreensão dos saberes para a formação do educador, tensões entre campos disciplinares e campo profissional e para discussão do conceito de Expert; bem como pesquisadores brasileiros da História da educação matemática, tais como Luciane Bertini, Rosilda Morais, Wagner Valente e demais ligados ao Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática com as discussões referentes aos saberes do ensino e da formação de professores que ensinam matemática. Trata-se de uma pesquisa histórica e para alcançar o objetivo proposto pretende-se considerar o Dicionário dos Experts como principal fonte de pesquisa, juntamente com a legislação em vigor na época, documentos normativos, guias curriculares, e outras produções do período como os Parâmetros Curriculares Nacionais.

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