Bolsa 22/16392-4 - Serviços ambientais, Uso do solo - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Potencialidade de fornecimento de serviços ecossistêmicos por bacias hidrográficas urbanas: estudo comparativo entre Campinas/SP-Brasil e Coimbra/Portugal: parte 1 (bacia portuguesa)

Processo: 22/16392-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 24 de junho de 2023
Data de Término da vigência: 04 de agosto de 2023
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal - Conservação da Natureza
Pesquisador responsável:Regina Márcia Longo
Beneficiário:Regina Márcia Longo
Pesquisador Anfitrião: Adelia de Jesus Nobre Nunes
Instituição Sede: Escola Politécnica (EP). Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universidade de Coimbra (UC), Portugal  
Assunto(s):Serviços ambientais   Uso do solo   Restauração ecológica   Bacia hidrográfica   Campinas (SP)   Coimbra (Portugal)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:bacias hidrograficas urbanas | Serviços Ambientais | Uso e Ocupação do Solo | Recuperação de áreas degradadas

Resumo

Os serviços ambientais e o fluxo entre eles providos pelos ecossistemas são essenciais para a vida na Terra, sendo sua manutenção facilitada por meio da conservação dos recursos naturais. No entanto, o avanço urbano e desenvolvimento industrial, aliado as práticas agrícolas insustentáveis, tem alterado a quantidade e qualidade de fornecimento destes serviços, reflexo das modificações do uso e cobertura da terra. Diante do exposto, este trabalho tem como objetivo geral levantar potenciais serviços ambientais oferecidos por duas bacias hidrográficas com características de clima e vegetação diferenciadas, uma delas no Brasil (Campinas, São Paulo) e outra em Portugal (Coimbra). Para tanto, serão obtidas as informações de interesse: potenciais serviços ofertados por diferentes categorias de uso e ocupação do solo e geoindicadores (pedologia, declividade, bioma e vegetação). De forma complementar, será aplicada uma análise de paisagem em campo com intuito de comparar par-a-par os serviços levantados em cada bacia de estudo e tornar possível o ranqueamento do grau de importância dos mesmos para a qualidade ambiental desejada. Com os resultados a serem obtidos, espera-se verificar quais áreas são mais propensas a oferecer os serviços ambientais em quantidade e qualidade e se tal configuração pode ser verificada em ambas as áreas de estudo. Espera-se também que este estudo auxilie à gestão ambiental e urbanística a nível municipal com relação aos diversos usos e ocupação do solo e suas potencialidades e fragilidades. Além de fortalecer os laços de trabalhos já existentes entre a equipe de pesquisadores. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)