Bolsa 22/07879-7 - Desenvolvimento econômico, Desigualdade social - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da renda básica universal no mercado de trabalho em economias em desenvolvimento

Processo: 22/07879-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de março de 2023
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Crescimento, Flutuações e Planejamento Econômico
Pesquisador responsável:Marcelo Rodrigues dos Santos
Beneficiário:Guilherme Gomez Gallego
Instituição Sede: Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):23/12592-1 - Efeitos da Renda Básica Universal no Mercado de Trabalho em Economias em Desenvolvimento, BE.EP.DD
Assunto(s):Desenvolvimento econômico   Desigualdade social   Bem-estar social   Teoria do equilíbrio geral   Mercado de trabalho   Trabalho   Trabalho informal   Capital humano   Renda (teoria econômica)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desigualdade e bem estar social | Economia em Desenvolvimento | Equilíbrio Geral | Mercado de trabalho formal e informal | Oferta de trabalho e acúmulo de capital humano no trabalho | renda básica universal | Desenvolvimento econômico.

Resumo

O aumento do desemprego, pobreza e desigualdade são preocupações crescentes ao redor do mundo. Programas de transferência de renda surgem como um possível caminho para mitigar tais resultados econômicos. Além do impacto nos indicadores distributivos, este artigo estuda o impacto da programas de transferência universal na criação de vagas, salários e bem-estar utilizando um modelo com fricções no mercado de trabalho em que trabalhadores e empresas escolhem simultaneamente entre empregos formais e informais. O objetivo deste estudo é analisar os efeitos agregados e distributivos da substituição do atual sistema de transferências por uma Renda Básica Universal no Brasil, uma economia em desenvolvimento com ampla informalidade. Nós calibramos o modelo de equilíbrio geral para corresponder a momentos-chave na distribuição do desemprego, distribuição de riqueza, bem como a distribuição de transferências para a economia brasileira. Além disso, este trabalho modela os benefícios do seguro-desemprego, que estão relacionados aos rendimentos pré-desemprego dos trabalhadores formais, enquanto os trabalhadores informais não são elegíveis. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)