Busca avançada
Ano de início
Entree

Eletrodos de carbono serigrafados para detecção de compostos clínicos e farmacêuticos

Processo: 23/00321-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de maio de 2023
Vigência (Término): 28 de outubro de 2023
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Bruno Campos Janegitz
Beneficiário:Jéssica Rocha Camargo
Supervisor: Craig E. Banks
Instituição Sede: Centro de Ciências Agrárias (CCA). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Araras , SP, Brasil
Local de pesquisa: Manchester Metropolitan University (MMU), Inglaterra  
Vinculado à bolsa:19/23177-0 - Desenvolvimento de dispositivos descartáveis com tintas condutoras e substratos de baixo custo para o biossensoriamento de disfunções hormonais e detecção de Malária, BP.DD
Assunto(s):Melatonina   Eletroquímica   Sensores eletroquímicos   Eletrodos impressos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Carbon black super P® | Conductive ink | Electrochemical sensor | melatonin | Screen-printed electrode | Tryptophan | Eletroquímica

Resumo

A busca por desenvolvimento de sensores eletroquímicos versáteis, baratos e reprodutíveis se tornou mais comum devido a esses sensores poderem ser adaptados às necessidades específicas da aplicação, variando a composição e o design desses sistemas. Nesse sentido, dispositivos concebidos como ferramentas eletroquímicas podem ser adaptados a necessidades específicas, ou seja, podem ser portáteis, descartáveis, vestíveis ou flexíveis. A versatilidade desses dispositivos é muito importante, pois a sociedade exige tecnologias fáceis de usar, em tempo real e no momento da necessidade. As tintas condutoras estão sendo cada vez mais usadas para fabricar sensores, principalmente devido à versatilidade de design, facilidade de fabricação e baixo custo em comparação com outros sensores. Os materiais à base de carbono podem ser uma excelente alternativa para o desenvolvimento de tintas condutivas, pois são econômicos e oferecem vantagens como maior condutividade elétrica e grande área eletroativa especifica. Negro de fumo Super P, do inglês Carbon Black Super P® (CBSP®) um material à base de carbono pouco estudado para a construção de sensores eletroquímicos descartáveis, que apresenta aditivos que melhoram a condutividade e otimizam as propriedades de transferência de elétrons. Portanto, suas propriedades são consideradas ideais para a produção de tintas condutivas. Além do material condutor, também é importante que a matriz polimérica a ser utilizada seja adequada. Alguns trabalhos mostram as vantagens do uso de matrizes vinílicas poliméricas com negro de fumo. Portanto, a preparação será otimizada em termos da melhor composição entre CBSP® e a matriz vinílica polimérica, buscando obter maior condutividade do eletrodo final. Ainda buscando melhoras nos sinais analíticos, o sensor também pode ser modificado com nanopartículas de ouro (AuNPs). Nesse sentido, o presente projeto visa desenvolver o sensor SPE feito de uma tinta condutiva CBSP® para uso no diagnóstico de distúrbios dos biomarcadores melatonina e triptofano. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, RAFAEL MATIAS; DA SILVA, ALEXSANDRA DIAS; CAMARGO, JESSICA ROCHA; DE CASTRO, BRUNA SANTOS; MEIRELES, LAIS MUNIZ; SILVA, PATRICIA SOARES; JANEGITZ, BRUNO CAMPOS; SILVA, TIAGO ALMEIDA. Carbon Nanomaterials-Based Screen-Printed Electrodes for Sensing Applications. BIOSENSORS-BASEL, v. 13, n. 4, p. 38-pg., . (17/21097-3, 19/23177-0, 23/00321-3)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.