Otimização de manobras aero assistidas com auxílio de propulsão e controle nos âng...
Estudo da manobra de encontro próximo combinada com baixo empuxo
Otimização de trajetórias espaciais utilizando propulsão elétrica solar e manobras...
Processo: | 22/15564-6 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado |
Vigência (Início): | 01 de abril de 2023 |
Vigência (Término): | 31 de março de 2024 |
Área do conhecimento: | Engenharias - Engenharia Aeroespacial - Dinâmica de Vôo |
Pesquisador responsável: | Rodolpho Vilhena de Moraes |
Beneficiário: | Jhonathan Orlando Murcia Piñeros |
Supervisor: | Riccardo Bevilacqua |
Instituição Sede: | Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil |
Local de pesquisa: | Embry-Riddle Aeronautical University, Daytona Beach, Estados Unidos |
Vinculado à bolsa: | 19/26605-2 - Otimização de manobras aero assistidas com auxílio de propulsão e controle nos ângulos aerodinâmicos, BP.PD |
Assunto(s): | Manobra orbital Veículos autônomos Controle preditivo Aerodinâmica de aeronaves |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Aerogravity Assist | autonomous vehicle | Model Predictive Control | optimal guidance | Orbital Maneuvers | spaceplanes | Guiagem e controle |
Resumo A presente proposta está estruturada de acordo com os requisitos da Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior BEPE. A principal motivação para a pesquisa é a procura por um controle ótimo, técnicas e algoritmos, capazes de serem implementados para guiagem e controle de espaçonaves autônomas em missões interplanetárias, fazendo uso, com e sem propulsão. O objetivo da proposta é a determinação de o vetor de controle em função do tempo, a partir da implementação do Controle Preditivo do Modelo para maximizar as variações de energia da trajetória, reduzindo o custo da missão. Os conceitos de guiagem, navegação e controle de naves espaciais para missões de exploração espacial são descritos no início da proposta. A seguir, explica-se o uso das manobras aero assistidas por gravidade para aumentar as mudanças de velocidade e guiar a nave espacial. Os conceitos de guiagem ótima e controle preditivo do modelo são detalhados, citando os trabalhos recentes e mais relevantes na área. Uma breve descrição matemática do Problema de Controle Ótimo e a justificativa da pesquisa são apresentados ao final da Seção 1. Por fim, ao final desta proposta estão listados o objetivo da pesquisa (Seção 2), o plano de trabalho e cronograma com tarefas (Seção 3), materiais e métodos (Seção 4), os quais são necessários para o desenvolvimento da pesquisa e do estágio ao longo de doze meses. (AU) | |
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