Bolsa 22/07827-7 - Ansiedade, Terapia assistida por computador - BV FAPESP
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Adaptação e avaliação de intervenção on-line para ansiedade em jovens

Processo: 22/07827-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2023
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Carmem Beatriz Neufeld
Beneficiário:Juliana Maltoni Nogueira
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Ansiedade   Terapia assistida por computador   Jovens
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ansiedade | Intervenção On-line | jovens | Intervenção on-line

Resumo

Metade dos transtornos mentais crônicos se iniciam na fase final da adolescência, trajetória que influenciará diretamente no ajustamento na vida adulta, tornando a juventude um dos focos de prevenção e tratamento psicológico. Apesar do impacto global negativo deste cenário, faltam investimento e acesso básico a tratamentos adequado. No Brasil, um dos transtornos psicológicos mais prevalentes é a ansiedade. Com a crescente utilização da tecnologia em nosso cotidiano, esta tem se mostrado uma ferramenta promissora na superação de barreiras de acesso a intervenções baseadas em evidências, tendo eficácia demonstrada para intervenções on-line e autoguiadas. Apesar das potencialidades para a área da saúde, o uso excessivo destes dispositivos também tem levantado preocupações, com diversos impactos negativos observados entre jovens. Parte deste padrão de comportamento pode ser explicado pela ampla exploração do sistema de recompensas cerebral feita pelos aplicativos com alta adesão. Assim, compreender o tipo de uso de tecnologias digitais na juventude brasileira e as possibilidades de adesão a programas de saúde on-line podem contribuir para o desenvolvimento deste tipo de intervenção no país. Nesse sentido, este trabalho se propõe a adaptar e avaliar uma intervenção autoguiada para ansiedade com suporte mínimo sob demanda e investigar qual a relação entre o uso de tecnologias digitais e saúde mental em jovens brasileiros de 18 a 24 anos. Este trabalho será desenvolvido em três estudos. No estudo 1 será realizado um survey on-line para avaliar o tipo de uso que jovens brasileiros fazem de tecnologias digitais e possíveis associações sintomas de ansiedade e qualidade de vida. A amostra neste estudo será de conveniência e será composta por 100 jovens de 18 a 24 anos. O segundo possui como objetivo a adaptação cultural de uma intervenção para sintomas ansiosos baseada em princípios da terapia cognitivo-comportamental, já existente, desenvolvida por um laboratório de expertise da Universidade de Linköping, Suécia. A tradução da intervenção será realizada por três experts da área. Após a tradução será realizado a aplicação em 10 usuários pilotos e, após a definição do instrumento final traduzido, um grupo focal (GF) com 10 participantes da população-alvo será realizado, todos provenientes de amostra de conveniência e com a coleta feita na modalidade on-line. Como terceiro estudo, será realizado um ensaio clínico randomizado piloto, com 100 jovens de 18 a 24 anos, para avaliar a eficácia da intervenção adaptada na redução de sintomas ansiosos e aspectos da experiência do usuário relacionados a adesão. Os participantes serão recrutados através de uma amostra não probabilística por conveniência e a coleta de dados será feita on-line. Será realizado um pré e pós teste para avaliar os sintomas de ansiedade, qualidade de vida e avaliação do programa. Desta maneira, espera-se conhecer melhor a realidade da juventude brasileira em relação ao uso de tecnologias e contribuir para superação de barreiras a partir da implementação inicial de intervenção on-line autoguiada baseada em evidências. Além disso, também é esperado que seja possível ampliar o conhecimento sobre aspectos relevantes associados a adesão deste tipo de intervenção.

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