Bolsa 23/00778-3 - Educação matemática, Autonomia - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Educação matemática entre Movimento Zapatista, MST e educação: estudo de processos educativos comunitários e movimentos sociais

Processo: 23/00778-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 03 de agosto de 2023
Data de Término da vigência: 27 de julho de 2024
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Roger Miarka
Beneficiário:Wanderson Rocha Lopes
Supervisor: Bruno Jean James Baronnet
Instituição Sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universidad Veracruzana (UV), México  
Vinculado à bolsa:20/14396-7 - Educação matemática e cartografias de uma escola do campo produzida entre as demandas de uma escola pública e de um movimento social, BP.DR
Assunto(s):Educação matemática   Autonomia   Movimentos sociais   Programa educativo   Poder político   Ação comunitária
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação comunitária | Mst | Processos educativos | Zapatismo | Educação Matemática

Resumo

Este projeto de pesquisa faz parte de um estágio de pesquisa no exterior para o México, em meio a um processo de doutoramento. Se encontra no estudo de relações que podem ser situadas entre, de um lado, escola e educação, e de outro, autonomia comunitária e movimentos sociais, tendo em vista que tais relações passam por influências de um poder político do Estado. Objetivo: Investigar e cartografar processos educativos comunitários, seja em suas conquistas como em seus desafios frente às dificuldades e/ou benefícios colocados em relação ao Estado. Mais especificamente: analisar esses processos em um contexto latino-americano de luta e resistência econômica, cultural, identitária e histórica de diferentes grupos marginalizados, e movimentos de contra conduta como o Movimento dos trabalhadores rurais Sem Terra (MST) e o Movimento Zapatista; e tensionar a Educação Matemática frente às questões entre Estado e movimentos sociais latino-americanos. Para isso, desde uma postura cartográfica, já adotada no doutorado, propomos o acompanhamento de processos investigativos que estudam tais temas, pensando, para tanto, os ambientes de grupos de pesquisa e estudos, disciplinas de pós-graduação e demais espaços que seja possibilitado pelo estágio junto à Univesidad Veracruzana. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)