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O sentido de contraste na tradição discursiva argumentativa: uma abordagem linguístico-discursiva da escrita inicial

Processo: 23/02247-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2023
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2026
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Lúcia Regiane Lopes-Damasio
Beneficiário:Sarayu Stifani Dias Santana
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/02850-0 - Escrita e tradição discursiva no ensino: da delimitação conceitual ao seu papel nos aspectos ocultos do letramento acadêmico, AP.PNGP.PI
Assunto(s):Ensino da escrita   Escrita   Letramento   Oralidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ensino da escrita | Escrita | heterogeneidade da escrita | Letramento | Mecanismos de Junção | oralidade | tradição discursiva | Escrita

Resumo

Esta proposta de pesquisa, vinculada ao Projeto Escrita e Tradição Discursiva no Ensino: da delimitação conceitual ao seu papel nos aspectos ocultos do letramento acadêmico, objetiva investigar os mecanismos de junção (MJs) contrastivos, provenientes da Tradição Discursiva argumentativa (cf. KABATEK, 2008). Por meio de uma abordagem linguístico-discursiva, será realizado o mapeamento do funcionamento dos MJs, com sentido contrastivo, a partir do critério bidimensional de análise sintático-semântica (RAIBLE, 2001; KORTMANN, 1997; HALLIDAY, 1985), bem como de pressupostos teórico-metodológicos para uma abordagem da heterogeneidade da escrita (CORRÊA, 1997). Para tanto, serão analisados, numa abordagem quantitativa-qualitativa, 50 textos produzidos por sujeitos do Ciclo 1 do Ensino Fundamental, matriculados em escolas públicas do município de Assis-SP (10 textos de cada ano), e aproximadamente 30 textos produzidos por sujeitos atendidos pelo Projeto de Educação de Jovens e Adultos (PEJA-Unesp). Com os resultados dessa proposta, pretende-se abrir uma discussão relacionada ao ensino da escrita na escola.

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