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Percepção dos professores sobre a prática pedagógica no ensino de alunos com Transtorno do Espectro Autista

Processo: 22/04777-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2023
Vigência (Término): 31 de março de 2024
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Débora Deliberato
Beneficiário:Gabriela Pavan David
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Educação especial   Educação continuada   Práticas pedagógicas   Transtorno do espectro autista
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação Especial | formação continuada | Praticas pedagogicas | Transtorno do Espectro Autista | Educação Especial

Resumo

A sociedade contemporânea encontra-se em processo de transformação das práticas sociais e educacionais. A inclusão dos alunos público-alvo da Educação Especial (PAEE) é assegurada por normativas embasadas nos direitos fundamentais, tais como a Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), tendo em vista a construção de uma escola comum inclusiva. Contudo, para que de fato essa construção aconteça, faz-se necessário que o professor elabore um processo educativo significativo e apropriado as especificidades e necessidades do aluno PAEE, atribuindo novos significados às práticas de ensino e aprendizagem, ou seja, ressignificando-as. Um dos públicos da Educação Especial que ainda enfrentam grandes desafios em relação ao processo de ensino e aprendizagem na escola comum, são as crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Nesse sentido, este projeto tem como objetivo geral: investigar as práticas pedagógicas dos professores que atuam em salas comuns de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) das Escolas Municipais de Educação Básica de um município do interior de São Paulo. Seus objetivos específicos são: a) Identificar a formação continuada dos professores que atuam em salas comuns com alunos com TEA; b) Identificar as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores nas EMEBs. Trata-se de um estudo qualitativo em que está prevista a elaboração de um roteiro semiestruturado para a realização de uma entrevista, cujo dados serão submetidos a análise de conteúdo. Acredita-se que existam fatores que dificultam o processo de ressignificação da prática educativa.

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