Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação virológica em mosquitos (Diptera: Culicidae) do estado de São Paulo e efeito da infecção por Zika vírus na atividade locomotora de Aedes aegypti e Aedes albopictus em condições de laboratório.

Processo: 21/13280-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2023
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2024
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Entomologia e Malacologia de Parasitos e Vetores
Pesquisador responsável:Tamara Nunes de Lima Camara
Beneficiário:Pâmela dos Santos Andrade
Instituição Sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Aedes aegypti   Aedes albopictus   Arbovirus   Atividade motora   Biologia molecular   Mosquitos vetores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aedes aegypti | Aedes albopictus | Arbovírus | Atividade Locomotora | Biologia molecular | Mosquitos vetores | Mosquitos vetores de arbovírus

Resumo

Arbovírus (Arthropod-borne virus) são transmitidos por artrópodes e mantidos na natureza,principalmente, por meio da transmissão biológica entre hospedeiros vertebrados suscetíveis eartrópodes hematófagos vetores. No Brasil, há a circulação de arbovírus importantes para aSaúde Pública, como dengue (DENV), Zika (ZIKV), chikungunya (CHIKV) e o vírusamarílico (YFV). O principal vetor urbano de DENV, ZIKV e CHIKV no Brasil é o mosquitoAedes aegypti, enquanto o Aedes albopictus é considerado vetor potencial. Já no meiosilvestre, encontramos mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes envolvidos natransmissão do YFV. As atividades diárias desses mosquitos englobam voo, cópula,alimentação, oviposição, dentre outras, e são concentradas em momentos específicos do dia,sendo controlada por um relógio endógeno. A atividade de Ae. aegypti e Ae. albopictus, porexemplo, é diurna/crepuscular. O objetivo desse trabalho é investigar a circulação de vírus emmosquitos no estado de São Paulo e avaliar o efeito da infecção pelo vírus Zika na atividadelocomotora de fêmeas de Ae. aegypti e Ae albopictus em condições de laboratório. Osmosquitos serão coletados na Serra da Cantareira-SP e em parques da cidade de São Paulo.Todos os mosquitos serão analisados através de RT-qPCR e os positivos para Flavivirus eAlphavirus serão sequenciados por tecnologia de nova geração, e a metagenômica viral serárealizada em pools de mosquitos urbanos e silvestres para comparação das paisagens. Para aatividade locomotora, fêmeas de Ae. aegypti e Ae. albopictus serão infectadas com ZIKVatravés de injeção intratorácica e alimentação oral. A atividade locomotora será avaliada emcondições de laboratório, utilizando monitores de atividade específicos. Nossos resultadospoderão fornecer subsídios para um direcionamento adequado de estratégias de controle demosquitos vetores, identificando áreas de circulação de arbovírus, descoberta de vírus, bemcomo auxiliar na melhor compreensão da interação entre patógeno e vetor em condições delaboratório.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)