Busca avançada
Ano de início
Entree

Dimensões da qualidade social em uma escola de projeto e prática emancipatórios

Processo: 23/03785-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2023
Vigência (Término): 30 de abril de 2026
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Luana Costa Almeida
Beneficiário:Beatriz Nogueira Marques de Vasconcelos
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/02996-5 - Dimensões da qualidade social como fomento à reflexão da/na escola?, AP.PNGP.PI
Assunto(s):Escolas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:escola | Organização do trabalho pedagógico | qualidade social | Qualidade Social

Resumo

Pensar sobre o objetivo da escola, suas ações e condições concretas para a construção da qualidadeé aspecto essencial se desejamos a melhoria dos processos escolares. A colaboração escola-universidade, neste viés, é estratégia importante na produção colaborativa de conhecimentos e ação. O envolvimento de diferentes atores em atividades de ensino, pesquisa e extensão, se configura como espaço promissor de produção de dados, formação profissional, planejamento e mobilização de ações no/pelo coletivo escolar. Movimento retroalimentado pelo processo de reflexão e responsabilidade partilhada, a busca pela construção de uma qualidade socialment referenciada se configura, na presente proposta, tanto como disparadora quanto como finalidadeda ação. A partir de uma agenda de pesquisas que se inicia em 2010, a temática dos processosescolares analisados a partir dos fatores externos e internos à escola assume nova delimitação. Oentendimento da qualidade social que exige um processo de avaliação multidimensional, instala odesafio de, por um lado, compreender a organização do trabalho pedagógico situado nas condiçõesobjetivas da escola e, por outro, construir parceria que potencialize os processos locais. Orientado pela perspectiva da pesquisa colaborativa, o projeto objetiva analisar se e como a escola organiza seu trabalho pedagógico em relação às condições objetivas que possui e o que muda ao ser proposto e efetivado um grupo de trabalho coletivo para refletir sobre as dimensões da qualidade social. Metodologicamente, propomos o desenvolvimento da pesquisa colaborativa junto a uma escola da rede municipal de São Carlos-SP a partir da proposição de um grupo de trabalho coletivo,as estratégias de coleta de informações estarão pautadas pela observação participante, entrevistas semiestruturadas e análise dos registros produzidos a partir do grupo de trabalho.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)