Bolsa 22/05219-0 - Literacia científica, Ensino de ciências - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

O fenômeno da crença no tratamento precoce para a COVID-19: reflexões acerca da natureza da ciência em sociedade na formação inicial de professores.

Processo: 22/05219-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2023
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2024
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Cibelle Celestino Silva
Beneficiário:Marcos Vinícius Ribeiro Ferreira
Instituição Sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Literacia científica   Ensino de ciências
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:alfabetização científica | ensino de ciencias | natureza da ciência | Ensino de Ciências

Resumo

No início da pandemia de COVID-19 surgiu na esfera pública o debate acerca de uma suposta eficácia de cloroquina, hidroxicloroquina e ivermectina, compondo o chamado Kit-covid. Tal kit foi amplamente usado em serviços de saúde públicos e privados, e defendido por eminentes autoridades públicas apesar de contrariar o aceito pela comunidade científica nacional e internacional. Neste projeto desenvolveremos um estudos de fontes primárias e secundárias sobre tal episódio visando extrair aspectos da natureza da ciência em sociedade que possam ser utilizados em um minicurso a ser oferecido para licenciandos em ciências visando a promoção de alfabetização crítica midiática. Como referencial de formação de professores utilizaremos a pedagogia crítica, e como metodologia de pesquisa e desenvolvimento nos apoiaremos no "ciclos de reflexão" considerando a parceria contínua entre professor/pesquisador e licenciandos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)