Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito de protocolos de higiene sobre a alteração de cor, rugosidade, molhabilidade e dureza e sobre o biofilme formado na superfície de resina acrílica para base e dentes de próteses totais impressas.

Processo: 22/06814-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2023
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2024
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Cláudia Helena Lovato da Silva
Beneficiário:Beatriz de Camargo Poker
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):CAD   CAM   Dente artificial   Desinfecção   Propriedades   Prótese total   Resinas acrílicas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cad | Cam | dentes artificiais | desinfecção | propriedades | Prótese Total | Resina acrílica | Prótese Total

Resumo

Esse estudo tem por objetivo avaliar o efeito de protocolos de higiene sobre propriedadesfísicas como alteração de cor, rugosidade e molhabilidade e propriedade mecânica comodureza, e sobre o biofilme formado na superfície de resina acrílica para impressão de basee dentes de prótese total (Makertech) e comparar os resultados com os de resinasconvencionais (Clássico, para base; Vipi, dentes artificiais). Corpos de prova circulares(20,8 mm Ø x 4 mm) serão obtidos para os ensaios de alteração de cor, rugosidade,molhabilidade e dureza, (n=10), e corpos de prova circulares (6 mm Ø x 2 mm) serãoobtidos para os ensaios microbiológicos. Eles serão distribuídos aleatoriamente nosseguintes grupos: 1. Escovação e imersão em água; 2. escovação e imersão em hipocloritode sódio a 0,25%; 3. escovação e imersão em Triclosan a 0,15%. Para os ensaios físicose mecânico, serão empregadas escovação (Máquina de escovação) diária de 6 minutos(simulando três escovações de 2 minutos) com escova macia e sabão neutro e imersõesdiárias de 20 minutos. As mensurações de alteração de cor, rugosidade de superfície edureza, serão realizadas imediatamente após a obtenção dos corpos de prova (T0) e apósa simulação de 01 (T1), 03 (T2) e 05 (T3) anos de exposição aos protocolos de higiene.Avaliação da molhabilidade será realizada na superfície dos corpos de prova apenas emT0. A análise da formação de biofilme e o efeito dos protocolos de higiene sobre biofilmemisto de Candida albicans, Staphylococos aureus e Streptococos mutans (n=9/grupo)será mensurado pela contagem de Unidades formadores de colônia (UFC) e pormicroscopia de epifluorescência após escovação de 20 segundos e imersão de 20 minutos.Os dados serão avaliados quanto à distribuição normal (Teste de Shapiro-Wilk) ehomogênea (Teste de Levene) para definição dos testes estatísticos a serem utilizados,considerando um intervalo de confiança de 95% (software SPSS 21.0) e a realização deanálises multifatoriais com fator vinculado.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BEATRIZ DE CAMARGO POKER; VIVIANE DE CÁSSIA OLIVEIRA; ANA PAULA MACEDO; MARIANE GONÇALVES; ANA PAULA RAMOS; CLÁUDIA HELENA SILVA-LOVATO. Evaluation of surface roughness, wettability and adhesion of multispecies biofilm on 3D-printed resins for the base and teeth of complete dentures. Journal of Applied Oral Science, v. 32, . (22/06814-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)