Bolsa 23/01822-6 - Eunuco, Antigo Oriente Próximo - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Eunucos da corte nos relevos monumentais neo-assírios e aquemênidas: entre Assurnasirpal II (883-859 a.C.) e Dario I (522-486 a.C.)

Processo: 23/01822-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2023
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2024
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História Antiga e Medieval
Pesquisador responsável:Marcelo Aparecido Rede
Beneficiário:Matheus Treuk Medeiros de Araujo
Supervisor: Davide Nadali
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Università degli Studi di Roma La Sapienza, Itália  
Vinculado à bolsa:22/07801-8 - O Lugar dos Eunucos da Corte nos Impérios Neoassírio e Aquemênida: Uma Análise Comparativa., BP.PD
Assunto(s):Eunuco   Antigo Oriente Próximo   Assíria   Império Aquemênida
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aquemênidas | eunucos | Neoassírios | performance | Relevos | Antigo Oriente Próximo

Resumo

O objetivo do presente projeto de pesquisa é analisar comparativamente algumas figuras de (supostos) eunucos da corte nos relevos monumentais Neoassírios e Aquemênidas, por meio de uma abordagem que privilegie noções de continuidade e performance da imagem na tradição próximo-oriental. Eunucos da corte eram fundamentalmente homens pré-púberes castrados que muito provavelmente serviram em diversas - e frequentemente muito elevadas - posições nos palácios e na administração de Assírios e Aquemênidas. Eles parecem figurar de forma proeminente nas esculturas monumentais de Persépolis e Nimrud, mas muitas dúvidas persistem em relação à função dessas imagens. Para auxiliar a solucionar este quebra-cabeças, o presente projeto busca responder se, como e por que os relevos de Dario no palácio tacara em Persépolis e alguns relevos selecionados de Assurnasirpal II no Palácio Noroeste de Nimrud figuram eunucos, assim como a função de tais relevos palacianos nos seus respectivos contextos. Metodologicamente, o projeto explora possíveis continuidades entre o conceito Aquemênida de imagem e seu equivalente assiro-babilônico, já bem estudado, e espera encontrar tradições e crenças similares em relação à instituição dos eunucos em ambos os impérios. Esses questionamentos se relacionam intimamente com as discussões mais amplas desenvolvidas em nosso projeto regular intitulado: "O Lugar dos Eunucos da Corte nos Impérios Neoassírio e Aquemênida: Uma Análise Comparativa". (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MATHEUS TREUK MEDEIROS DE ARAUJO. Achaemenid court eunuchs in their Near Eastern context: images in the longue durée. An. mus. paul., v. 31, . (22/07801-8, 23/01822-6)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.