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Currículo oculto no internato e na residência médica na atenção primária à saúde da criança e do adolescente

Processo: 22/08710-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 21 de março de 2023
Vigência (Término): 20 de março de 2024
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Ivan Savioli Ferraz
Beneficiário:Ivan Savioli Ferraz
Pesquisador Anfitrião: Maria Athina Martimianakis
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of Toronto (U of T), Canadá  
Assunto(s):Atenção primária à saúde   COVID-19   Currículo   Educação médica   Internato e residência   Crianças e adolescentes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Assistência integral à saúde da criança e do adolescente | atenção primária a saúde | Covid-19 | curriculo | Educação Médica | Internato e residência | Educação Médica/Pediatria

Resumo

O currículo oculto é um grupo de padrões, valores, suposições, crenças, rituais e mensagens não escritas no currículo formal que são estabelecidas nas interações interpessoais entre professores/preceptores e alunos, tanto em contextos clínicos como em outros cenários de ensino-aprendizagem. O currículo oculto é fortemente influenciado pelo ambiente cultural e social em que está inserido e pode não estar ligado ao currículo formal; no entanto, o currículo oculto participa de maneira significativa no processo educacional tanto do estudante de medicina quanto do médico residente. A maioria dos estudos sobre currículo oculto foi realizado em enfermarias clínicas e hospitais; existem poucos estudos na atenção básica, especialmente no Brasil. De forma adicional, a emergência da pandemia da COVID-19, com as consequentes medidas de distanciamento social tomadas para o enfrentamento do problema, provocou grandes mudanças sociais que afetaram também o meio acadêmico, principalmente no que tange as relações pessoais e os métodos de ensino-aprendizagem. Objetivos: Identificar, descrever e analisar os elementos do currículo oculto entre internos do curso de medicina, médicos residentes e preceptores/professores atuantes na atenção primária à saúde da criança e do adolescente da cidade de Ribeirão Preto (SP, Brasil) antes e após a emergência da pandemia da COVID-19. Métodos: Estudantes do internato do curso de medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP) e médicos residentes do Hospital das Clínicas da FMRP-USP juntamente com seus preceptores/professores, que atuam em unidades de atenção primária à saúde (unidades básicas de saúde com e sem "estratégia de Saúde da Família") na cidade de Ribeirão Preto (Brasil), foram convidados a participar do estudo. Para identificar os elementos potenciais do currículo oculto, utilizou-se de duas técnicas de coletas de dados: narrativas escritas e grupos focais. Tanto para as narrativas escritas quanto para o material gravado e transcrito provenientes dos grupos focais serão utilizadas técnicas de análise de discurso e análise de conteúdo. (AU)

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