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Qual é o tempo certo?: O uso de telas em crianças escolares

Processo: 23/01888-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2023
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2023
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Débora de Hollanda Souza
Beneficiário:Bruna Motta Fodra
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/50909-8 - INCT 2014: Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE): aprendizagem relacional e funcionamento simbólico, AP.TEM
Assunto(s):Crianças   Dispositivos eletrônicos   Tempo de tela   Desenvolvimento infantil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atitudes Parentais | crianças | Dispositivos eletrônicos | Tempo de tela | Uso de Telas | Desenvolvimento Infantil

Resumo

Pesquisas recentes têm investigado mudanças no tempo de uso de telas (i.e., dispositivos eletrônicos) pelas crianças em consequência da pandemia daCOVID-19 e de que forma elas potencialmente afetam o desenvolvimento da criança. Entretanto, é necessário ainda investigar se, no período de retomada dasatividades presenciais, houve novas mudanças no uso de telas pelas crianças e de que forma elas avaliam seu uso atual de dispositivos. O presente estudo tem como objetivo buscar respostas para esses questionamentos. Adicionalmente, pretende-se explorar também como os pais/mães e cuidadores destas crianças avaliam o uso desses dispositivos e se há medidas de controle de uso. Durante uma sessão de entrevista, as crianças serão indagadas sobre os dispositivos aos quais possuem acesso e qual a sua ordem de preferência. Em relação aos três dispositivos preferidos das crianças, serão feitas perguntas sobre a função e atividades realizadas nos mesmos. Finalmente, pretende-se explorar a opinião das crianças sobre as medidas de monitoramento e controle utilizadas pelos pais/mães/cuidadores. Um formulário (google form) será enviado aos pais/mãescontendo também perguntas sobre o acesso de seus filhos às telas, sua avaliação dos dispositivos utilizados e sobre possíveis medidas de controle/monitoramento parental do tempo e conteúdo de acesso. Espera-se que os resultados deste estudopossam elucidar aspectos importantes da relação das crianças com diferentes dispositivos eletrônicos e possíveis mudanças nesta relação durante os tempos da pandemia Covid-19.

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