Bolsa 23/04312-9 - Europa, Internacionalização - BV FAPESP
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Caminhos da internacionalização: a inserção profissional de professores brasileiros em universidades europeias

Processo: 23/04312-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2023
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2024
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Sociologia do Conhecimento
Pesquisador responsável:Carolina Martins Pulici
Beneficiário:Jéssica Ronconi Fernandes
Supervisor: Julien Duval
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), França  
Vinculado à bolsa:22/09127-2 - Caminhos da internacionalização: a inserção profissional de professores brasileiros em universidades europeias, BP.DR
Assunto(s):Europa   Internacionalização   Universidades   Intelectuais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Europa | Intelectuais brasileiros | Internacionalização | Padrões de carreira docente | Universidade | Sociologia dos Intelectuais

Resumo

Esta pesquisa pretende estudar as atuais modalidades de inserção profissional de intelectuais brasileiros em universidades estrangeiras no domínio das ciências humanas e sociais. Considerando-se que a promoção da internacionalização assume importância crescente no posicionamento das instituições de ensino superior, o objetivo é estimar a desigualdade das trocas entre os diferentes países por meio da análise das especificidades dos postos ocupados pelos poucos docentes brasileiros recrutados no exterior, cujas trajetórias destoam do padrão nacional de circulação internacional de pós-graduandos, que prevê o retorno ao país. Ademais, se as universidades europeias são as que mais recebem pesquisadores do Brasil na área das humanidades, cabe dimensionar e qualificar a contratação de brasileiros nas referidas instituições. Sendo assim, a partir de entrevistas com professores brasileiros contratados por universidades europeias e da análise de arquivos desses centros universitários, investigaremos os condicionantes e as espécies de integração profissional no estrangeiro, de modo a apreender o histórico das admissões e os modelos de exercício da carreira docente no exterior. (AU)

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