Bolsa 23/03301-3 - Governança, Políticas públicas - BV FAPESP
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Espaços urbanos do conhecimento e modelos de governança integrativa e responsável

Processo: 23/03301-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2023
Situação:Interrompido
Área de conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Milena Pavan Serafim
Beneficiário:Silvia Regina Stuchi Cruz
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Limeira , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:21/11962-4 - CEUCI - Centro de Estudos sobre Urbanização para o Conhecimento e a Inovação: áreas do conhecimento em franjas urbanas: diretrizes de implantação sustentável com o apoio da modelagem da informação, AP.CCD
Bolsa(s) vinculada(s):23/15366-2 - Espaços urbanos de conhecimento: modelos de governança integrativos e responsáveis, participação e mobilidade urbana, BE.EP.PD
Assunto(s):Governança   Políticas públicas   Sustentabilidade   Urbanismo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Governança | Politicas Públicas | Sustentabilidade | Urbanismo | Políticas Públicas

Resumo

A promoção de espaços urbanos, que sejam saudáveis, socialmente, economicamente e ambientalmente adequados ao contexto de urgências e vivências das pessoas, pressupõe a existência de um modelo de governança integrativo, participativo e responsável, pautado em dados e informações que informem e instruam os participantes do processo decisório, desde a concepção/definição do espaço até a sua gestão. No caso em particular deste estudo, o território em questão é aquele localizado no entorno das universidades ou institutos de pesquisa, denominados de territórios do conhecimento em franjas urbanas. A pesquisa guiar-se-á aresponder algumas perguntas: Quais instrumentos, estratégias e políticas devem fomentar o planejamento e projetos urbanos e do ambiente construído, em hubs de inovação, para o enfrentamento das desigualdades socioeconômicas em harmonia com as demandas e preservação ambientais? Que estratégias de desenho urbano podem contribuir para promover o êxito social das configurações urbanas de espaços dedicados ao conhecimento e à inovação? Como tornar um território gerenciado como laboratório vivo de sustentabilidade urbana para uma sociedade de conhecimento em um polo catalisador de mudanças regionais (espaço educador)? Assim, o objetivo geral desta pesquisa é identificar, sistematizar e compreender diferentes modelos de governança (estratégias e políticas, escolhas tecnológicas, requisitos e critérios, ferramentas colaborativas,disponibilização de dados abertos, legíveis e acessíveis para a sociedade) do espaço urbano, que conectam instituições de pesquisa, governo, empresas, sociedade e meio ambiente, a partir da premissa da abordagem responsável, tanto do ponto de vista do desenvolvimento científico e tecnológico, uso de materiais e de tecnologias ambientalmente adequadas de construção e de infraestrutura, desenho das vias com foco na experiência e na mobilidade das pessoas, vivência e resgate de valores culturais, desenvolvimento econômico centrado no compartilhamento e não na maximização e exploração, dentre outros. Metodologicamente, para alcançar o objetivo geral desta pesquisa, o qual possui abordagem quanti-qualitativa e exploratória, serão desenvolvidas atividades de pesquisa bibliométrica e bibliográfica (GALVÃO; PEREIRA, 2014), análise documental (GIL, 2010; BARDIN, 2004) e análise de estudos de caso. Será também aplicada entrevistas semiestruturadas junto a stakeholders envolvidos no processo de definição e aprovação do PIDS, assim como aplicação do método delphi em grupos focais para consolidação de parâmetro e desenho de framework e do modelo de governança do próprio CEUCI. Espera-se, a partir do desenvolvimento da pesquisa, os seguintes resultados: (1) avançar com os desafios teóricos e empíricos no debate sobre a relação entre espaços do conhecimento, modelagem informacional e políticas públicas, em particular trazendo os condicionantes de umcontexto latino-americano periférico; (2) mapear e sistematizar modelos de governança de estudos de caso de sucesso, mas também de contextos similares ao nosso; (3) colaborar para a construção de framework a serreaplicado nos outros campi, durante a segunda fase do projeto, a partir dos seguintes produtos: a. Revisão bibliográfica e bibliométrica sobre territórios do conhecimento e parques tecnológicos de 5 geração; b. Sistematização e análise de estudos de caso similares ao nosso; c. Definição de construtos e parâmetros adequados a um modelo de governança pertinente ao nosso contexto periférico; d. Contribuição para adefinição e elaboração de catálogo e glossário de dados e informações pertinentes para informar, esclarecer e subsidiar a participação e tomada de decisão dos envolvidos no território; e. colaboração no desenvolvimento de ferramentas de participação; (6) elaborar relatórios, artigos científicos e demais materiais de comunicação científica que sintetizem e divulguem os resultados da pesquisa, gerando diversos tipos de publicação.

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