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Encenação da pesquisa: a praxis de diferentes agentes na formação da cena

Processo: 22/16899-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2023
Vigência (Término): 30 de abril de 2027
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Pesquisador responsável:Cibele Forjaz Simões
Beneficiário:Mateus Fávero Martins
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Encenação   Prática como pesquisa   Práxis
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Buenos Aires Escénica | Encenação | pesquisa em artes | Prática como Pesquisa | Práxis | Tercer Abstracto | Teoria e Prática do Teatro

Resumo

O presente projeto busca aprofundar a nossa exploração de mestrado e contribuir para o debate internacional acerca do vínculo entre investigação e criação, cristalizado no termo "prática como pesquisa". Nas conclusões de nossa dissertação propusemos o termo "praxis como pesquisa" como um substituto para o anteriormente mencionado. A proposição parte da compreensão de que as pesquisas em teatro ocorrem na praxis, ou seja, na unidade dialética entre teoria e prática que transforma a realidade por meio da produção de "objetos" (SÁNCHEZ, 1977). Nesse sentido, esta investigação se debruçará sobre a encenação, etapa da criação na qual o teatro gera seu objeto, o espetáculo. Qual é o lugar da encenação na "praxis teatral como pesquisa"? Como um espetáculo pode ser resultado de uma investigação? Para responder a estas perguntas, aprofundaremos o estudo bibliográfico relativo às teorias da "prática como pesquisa", vinculadas agora com as noções de "praxis" e de "encenação". Posteriormente, trabalharemos com dois objetos de pesquisa, os coletivos Buenos Aires Escénica (Argentina) e Tercer Abstracto (Chile/Brasil). Observaremos, na prática dos distintos agentes que participam dos processos criativos (diretores, atores, atrizes e dramaturgistas) e em suas produções de "pensamento explícito" (DUBATTI, 2020), como encenam a pesquisa. Por último, confrontaremos os conhecimentos provenientes da teoria com os conhecimentos provenientes da prática, em busca de uma síntese que nos ajude a compreender a relação entre a encenação e a "praxis teatral como pesquisa".

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