Bolsa 23/00259-6 - Psicobiologia, Estudantes de ensino médio - BV FAPESP
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Ritmicidade circadiana e tomada de decisão em estudantes do ensino médio: um estudo longitudinal

Processo: 23/00259-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2023
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2027
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Vânia D'Almeida
Beneficiário:Luisa da Costa Lopes
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Psicobiologia   Estudantes de ensino médio   Adolescência   Ritmo circadiano   Sono   Tomada de decisão
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adolescência | ritmo circadiano | Sono | Tomada de Decisão | Psicobiologia

Resumo

A adolescência é um momento crítico para o desenvolvimento de habilidades cognitivas essenciais, além de ser marcada por mudanças biológicas e comportamentais. Os padrões circadianos, incluindo o ritmo de sono-vigília, são amplamente marcados por alterações nessa idade, incluindo a tendência à preferência de fase vespertina. O distanciamento entre a preferência circadiana e os horários determinados para as obrigações sociais é denominado jetlag social. Esse quadro é comum na adolescência, em virtude horários atribuídos as atividades escolares, e acarreta o acúmulo de débito de sono durante a semana. Como principal sincronizador circadiano é alternância entre luz e escuro, o hábito de se expor luz artificial à noite perturba o sistema circadiano e consequentemente o sono. A combinação desses fatores leva a maioria dos adolescentes a apresentam tempo insuficiente de sono, quadro que afeta tanto o desempenho em funções cognitivas quando a emotividade. As funções cognitivas associadas à capacidade de planejamento e monitoramento comportamental, essenciais para o controle cognitivo e regulação emocional, são essenciais para a tomada de decisão, processo comumente impulsivo na adolescência. O presente projeto tem como intuito avaliar o impacto da passagem do tempo nos padrões de sono-vigília e no processo de tomada de decisão, em adolescentes. Para tal, serão realizadas duas etapas longitudinais que se estenderão por todo o ensino médio. Em intervalos de um ano, os voluntários serão avaliados por meio de questionários e escalas a respeito de: preferências circadianas, qualidade do sono, bem-estar, impulsividade e tomada de decisão. Complementarmente à avaliação dos padrões de ritmo sono-vigília e jetlag social, uma subamostra também será avaliada por meio de actigrafia. Acompanhar os parâmetros de sono, ritmo e bem-estar psicológico, de maneira continua, permitirá avaliar como esses alteram no decorrer do ensino médio, além de suas possíveis associações. (AU)

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