Seminários de pesquisa "Paul Ricoeur e educação: memória, identidade e narração"
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Processo: | 23/05811-9 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado |
Vigência (Início): | 01 de dezembro de 2023 |
Vigência (Término): | 30 de novembro de 2024 |
Área do conhecimento: | Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação |
Pesquisador responsável: | José Sergio Fonseca de Carvalho |
Beneficiário: | Denizart Busto de Fazio |
Supervisor: | Leandro de Lajonquiere |
Instituição Sede: | Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil |
Local de pesquisa: | Université Vincennes Saint-Denis (Paris 8), França |
Vinculado à bolsa: | 22/00263-0 - Habitar mundos estranhos a nós: formação e narração, BP.DR |
Assunto(s): | Filosofia da educação Narração Psicanálise e educação Hermenêutica |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Filosofia da Educação | Hermenêutica e Educação | Narração | Psicanálise e Educação | Ricoeur | Filosofia e Educação |
Resumo Este projeto é parte de um doutorado em educação, desenvolvimento na Universidade de São Paulo, sob a orientação do professor José Sérgio Fonseca de Carvalho, e na Université Paris 8, sob a orientação do professor Leandro de Lajonquière. Trata-se de uma pesquisa que é desenvolvida a partir do Acordo Acadêmico International para Cotutela de Tese de Doutorado entre a Universidade de São Paulo et a Université Paris 8 (França). Em oposição às formulações contemporâneas que instrumentalizam a educação, esta pesquisa tem por objetivo compreender as possibilidades de formação de si enquanto habitação de "mundos estranhos a nós". Almeja refletir a respeito dos paradoxos constitutivos da educação como formação de um alguém, em diálogo com a articulação entre a teoria narrativa e a constituição de si, expressa na obra de Paul Ricoeur. As implicações educativas dessa relação serão pensadas por meio do conceito de identidade narrativa e sua relação com os paradoxos da identidade. Este caminho poderá mostrar as possibilidades de compreensão da educação, como formação de si, a partir dos elementos que Ricoeur nos oferece, inicialmente, para a compreensão da experiência narrativa. (AU) | |
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