Bolsa 22/07875-1 - Mapeamento geográfico, Geografia urbana - BV FAPESP
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A diáspora negra e seu apagamento no bairro da Liberdade em São Paulo: o trabalho de campo no ensino de Geografia

Processo: 22/07875-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2023
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Paula Cristiane Strina Juliasz
Beneficiário:Mateus de Sousa Nonato
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Mapeamento geográfico   Geografia urbana   Pedagogia histórico-crítica   Ensino de geografia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cartografia | Geografia Urbana | Pedagogia histórico-crítica | Relações étnicos-raciais | Ensino de Geografia

Resumo

Levando em conta o estudo da Geografia urbana e suas questões étnicos raciais manifestado na formação histórica-espacial em São Paulo, encontra-se o seu apagamento sociocultural expressado na diáspora negra por meio de políticas do Estado em função do esquecimento da população. Em vista do desconhecimento, o bairro da Liberdade com a imigração japonesa e sua turistificação é um grave exemplo do território afro-brasileiro invisível na cidade de São Paulo, demarcado por vestígios da escravidão e de sua ancestralidade social, cultural, linguistica, simbologia e signos afrobrasileiro. Em busca de uma proposta objetiva, procura-se investigar a potencialidade no trabalho de campo para o ensino básico de Geografia por meio da leitura de mapas temáticos e sua construção do território, atento ao olhar crítico da Geografia urbana apoiado na estrutura da pedagogia histórico-crítica em função do pensamento decolonial. Em complemento do cronograma de revisão bibliográfica, ao longo de todo processo de análise da pesquisa contará com visitas ao bairro da Liberdade para estratégias didáticas, trabalho dentro da escola com aulas temáticas expressado com roteiro de campo, análise do material estruturado e sua formulação final. A pesquisa se identifica como metodologia qualitativa com o seu estudo dos fenômenos relatados na realidade histórica-espacial no meio de campo, com abordagem na pedagogia histórico-crítica em função do estudo África-Brasil. Para enfim uma noção de análise dos dados, com a criação do roteiro de campo trazendo a Pedagogia Histórico-Crítica (SAVIANI, 2008) para sua dialética ao trabalho de campo.

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