Busca avançada
Ano de início
Entree

Adaptação automática de jogos sérios aplicados a reabilitação virtual motora

Processo: 23/05884-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2023
Vigência (Término): 29 de outubro de 2024
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Fátima de Lourdes dos Santos Nunes Marques
Beneficiário:Alexandre Kira Pedroso de Lima
Instituição Sede: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):23/12760-1 - Adaptação automática de jogos sérios aplicados a reabilitação virtual motora, BE.EP.IC
Assunto(s):Realidade virtual
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adaptação automática | Game | jogo sério | Reabilitação Virtual | Realidade Virtual | Processamento Gráfico

Resumo

O processo de reabilitação virtual tem envolvido o uso de tecnologias para a criaçãode jogos sérios (ou exergames) visando a envolver o paciente na terapia. A Realidade Virtual(RV) tem sido utilizada para assistir na recuperação motora, cognitiva ou emocional de pacientes,principalmente devido à capacidade de envolver o paciente no ambiente virtual. A articulaçãode RV com jogos sérios apresenta oportunidades para incrementar a adesão aos tratamentos dereabilitação, pois elementos de jogo inseridos no contexto terapêutico podem manter o pacienteengajado ao longo dos exercícios. Os trabalhos envolvendo reabilitação virtual com uso de jogossérios têm obtido resultados promissores, porém ainda há espaço para aprimoramento, sobretudono que concerne a possibilidade de participação remota do fisioterapeuta, pois tradicionalmentea terapia ocorre em um centro médico especializado, e adaptação automática considerando aslimitações e necessidades de cada paciente, pois em geral as ferramentas apresentam soluçõesúnicas para todos os pacientes. Este projeto propõe o desenvolvimento de uma abordagem paraadaptação automática de jogos sérios usando Realidade Virtual para serem usados no contexto dereabilitação virtual motora. Como fases metodológicas estão previstas: aprofundamento concei-tual, desenvolvimento da abordagem conceitual, implementação de artefatos, desenvolvimento deum jogo sério como prova de conceito e, por fim, a elaboração de artigos científicos e relatórios.A abordagem será definida de forma que os artefatos implementados possam ser reusados emoutros jogos sérios, além do jogo desenvolvido como prova de conceito. Espera-se que o projetocontribua para o desenvolvimento de exergames para a reabilitação de pessoas com deficiênciasmotoras e desenvolva técnicas que poderão ser empregadas por diversos tipos de jogos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)