Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência do silenciamento da enzima ácido graxo sintase (FASN) sobre a expressão de genes associados à autofagia em células derivadas de carcinoma de células escamosas (CCE) oral.

Processo: 22/16712-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2023
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2024
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Citologia e Biologia Celular
Pesquisador responsável:Edgard Graner
Beneficiário:Giulia Marchioreto Pagotto
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Autofagia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Autofagia | Carcinoma de células escamosas Oral | Enzima ácido graxo sintase | Patologia bucal.

Resumo

O carcinoma de células escamosas (CCE) oral é o décimo sexto tipo de neoplasia maligna mais comum no mundo. Mesmo com os avanços no conhecimento sobre o CCE oral, o prognóstico dos pacientes é muito ruim em 50% dos casos, com altos índices de recidiva e metástases. O metabolismo lipídico, em particular a síntese endógena de ácidos graxos mediada pela enzima anabólica ácido graxo sintase (FASN), tem se mostrado importante para a sobrevivência, proliferação e emissão de metástases nesta neoplasia. Nosso grupo de pesquisa tem mostrado a relevância desta via no CCE oral por meio de estudos in vitro e modelos animais, sugerindo que a atividade de FASN seja um alvo promissor para novas terapias farmacológicas para o controle desta doença. Um processo catabólico intracelular que tem se destacado no estudo de neoplasias malignas é a autofagia, com um papel ainda controverso no processo de tumorigênese do CCE oral. Enquanto alguns estudos descrevem que a elevada expressão de marcadores relacionados à autofagia ocorre em casos com comportamento agressivo, outros apontam que ela pode atuar na inibição da proliferação de linhagens celulares derivadas de CCE de cabeça e pescoço. Assim, o presente projeto objetiva estudar se o silenciamento da enzima FASN tem algum papel sobre a expressão de genes relacionados à autofagia em células derivadas de CCE oral. Isto será realizado a partir de RT-PCR arrays contendo primers para a amplificação de RNAm associados à autofagia. Serão estudadas 3 linhagens celulares de CCE oral: SCC-9, SCC-9 shFASN-A4C (SCC-9 com inibição específica de FASN) e SCC-9 EVB (Empty Vector, como controle). A partir dos resultados obtidos, os transcritos com as alterações de expressão mais significativas serão confirmados por reações de western blotting e de imunofluorescência, com as mesmas linhagens celulares.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)