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Interfaces da teoria histórico-cultural entre Brasil e Espanha: contribuições para o estudo da adolescência no Movimento Sem Terra

Processo: 23/03369-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 18 de setembro de 2023
Vigência (Término): 09 de abril de 2024
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Flavia da Silva Ferreira Asbahr
Beneficiário:Bárbara Maria Costa Silva
Supervisor: Manuel Luis de La Mata Benítez
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Local de pesquisa: Universidad de Sevilla (US), Espanha  
Vinculado à bolsa:21/06813-0 - Sentido pessoal da categoria trabalho para alunos do ensino médio: um estudo comparativo, BP.DR
Assunto(s):Adolescência   Sentido pessoal   Teoria histórico-cultural   Psicologia cultural-histórica   Movimento dos sem-terra
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adolescência | Espanha e Brasil | Sentido pessoal | teoria da atividade | Teoria Histórico-Cultural | Psicologia Histórico-Cultural

Resumo

A Teoria Histórico-Cultural na Espanha, assim como no Brasil, teve sua porta de entrada e desenvolvimento atrelada com a educação, porém, algumas temáticas importantes para a compreensão do psiquismo humano não foram elaboradas, devido também a falta de acesso as produções dos autores soviéticos. Desde 2005, após o primeiro congresso da International Society for Cultural and Activity Research (ISCAR), grupos de pesquisadores da Teoria Histórico-cultural na Espanha começaram a impulsionar os estudos da mesma buscando avançar em pesquisas sobre o desenvolvimento psíquico, como o processo de ensino e aprendizagem, o desenvolvimento do pensamento e da linguagem, a interação professor-aluno, relações de gênero e o desenvolvimento da identidade, sendo essas últimas pouquíssimo desenvolvidas no Brasil. Sendo assim, o presente projeto de pesquisa no exterior tem como objetivo sistematizar as aproximações entre os estudos da Teoria Histórico-Cultural na Espanha e no Brasil para contribuir com a compreensão da atribuição de sentido pessoal ao trabalho e a formação da identidade de alunos adolescentes das Escolas do Movimento Sem Terra. Indo de encontro com a pesquisa desenvolvida no Brasil, os estudos do grupo do Laboratorio de Actividad Humana (LAH), à qual pertence o professor Manuel De La Mata Benítez na Universidad de Sevilla, podem trazer contribuições para a compreensão da totalidade do desenvolvimento humano, rompendo com limites interpretativos da teoria no Brasil, como também aproximar os estudos realizados pelos dois grupos em busca de avanços na teoria a nível internacional. Como o intuito de atingir o objetivo de pesquisa no exterior proposto, os procedimentos serão: a) sistematização teórica das aproximações entre autores estudados no Brasil e na Espanha; b) participação em eventos internacionais; c) aulas na Universidade de Sevilha; d) monitorar as investigações em andamento pelo grupo de investigação do supervisor externo; f) conhecer o sistema educacional público de educação básica na Espanha; g) elaborar materiais acadêmico-científicos com base nos resultados encontrados. Espera-se que com as aproximações dos estudos realizados entre os dois países permita vislumbrar novos caminhos para o avanço da Teoria Histórico-Cultural, e também trazer interpretações para algumas categorias de análise que surgiram na coleta de dados iniciais da pesquisa de doutorado financiada pela FAPESP. (AU)

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