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Desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática mediante interlocução colaborativa e investigativa universidade-escola: estudo de práticas de ensinar e aprender matemática nos anos iniciais do ensino fundamental

Processo: 23/07694-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público
Vigência (Início): 01 de julho de 2023
Vigência (Término): 30 de junho de 2025
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Acordo de Cooperação: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
Pesquisador responsável:Ana Leticia Losano
Beneficiário:Joana D'Arc de Almeida
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Inovação. Universidade de Sorocaba (UNISO). Sorocaba , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/06692-0 - Desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática mediante interlocução colaborativa e investigativa universidade-escola, AP.EP
Assunto(s):Desenvolvimento profissional   Ensino público   Educação matemática   Ensino de matemática
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desenvolvimento profissional | ensino público | Ensino-Aprendizagem da Matemática | Lesson Study | Professor que ensina matemática | Educação Matemática

Resumo

Este projeto visa contribuir com o enfrentamento dos desafios vivenciados por professores que ensinam matemática nas escolas públicas paulistas no cenário atual -marcado pela volta ao ensino presencial e pela implementação de uma reforma curricular- mediante interlocução colaborativa e investigativa universidade-escola. As atividades serão desenvolvidas no contexto do Grupo de Sábado, grupo colaborativo que congrega professores da escola e acadêmicos da universidade e que participam de uma metodologia de formação/pesquisa baseada no processo internacionalmente conhecido como Estudo de Aula ou Lesson Study (LS). O objetivo formativo do projeto é produzir tarefas e desenvolver, problematizar e analisar atividades pedagógicas em sala de aula, visando o desenvolvimento profissional (DP) do professor e a melhoria do ensino-aprendizagem da matemática na escola. O objetivo investigativo visa compreender como se dá esse processo de DP, dando destaque à aprendizagem e à produção de conhecimento da prática, o desenvolvimento da identidade e agência profissional e a articulação entre o LS, as práticas cotidianas e a cultura escolar. Diante da realidade brasileira e das experiências prévias do grupo, adaptamos a metodologia do LS prevendo ciclos de 4 fases, cada um contendo atividades dentro do grupo e das escolas: (1) Delimitação da problemática e constituição dos grupos de estudo e trabalho; (2) Problematização e planejamento; (3) Implementação e observação; (4) Reflexão e sistematização. Espera-se como resultados: o DP dos participantes; a melhoria do ensino e da aprendizagem matemática de estudantes das escolas públicas participantes; a produção de artigos, comunicações científicas, e um livro. Algumas dessas produções são voltadas à prática profissional dos professores e outras aos estudos acadêmico. Resumo do subprojeto de bolsa. A Profa. Almeida atua nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EF) e dedicará oito horas semanais para o desenvolvimento do subprojeto em suas classes. Tendo por objetivo promover a melhoria do ensino da matemática e seu desenvolvimento profissional como professora que ensina matemática, a bolsista desenvolverá, no primeiro ano do subprojeto, dois ciclos completos de Lesson Study. Além de planejar, implementar e analisar aulas de matemática conjuntamente com seus colegas de escola, do Grupo de Estudo e Trabalho (GET) e o Grupo de Sábado (GdS), irá sistematizar a sua experiência através da escrita de uma análise narrativa. Por sua vez, irá colaborar na submissão do projeto ao Comitê de Ética na Pesquisa (CEP). (AU)

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