Busca avançada
Ano de início
Entree

Entre submissão e protagonismo: ambiguidades na representação feminina em Stonehenge e sítios associados na Pré-história, e usos deste passado na Modernidade antiquária (1136 d.C.;1666 d.C.; 1740d.C.).

Processo: 22/15236-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2024
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2025
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História Antiga e Medieval
Pesquisador responsável:Pedro Paulo Abreu Funari
Beneficiário:Sofia Helena Cardoso Rodrigues
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):História antiga
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antiquarismo | Goddess | Representação feminina | Stonehenge | História Antiga

Resumo

Apresentamos, neste projeto, as possibilidades que a cultura material, aliada com análise de suas recepções, oferece para compreender transformações de categorias culturais. Hoje, há cada vez mais preocupação sobre o papel feminino no passado, até então escondido por um filtro androcêntrico de acadêmicos homens. Com investigação de Stonehenge enquanto objeto da pré-história, mas também da constituição de passados nacionais, caminhos quanto a compreensão da mulher e sua consequente fertilidade biológica são trazidos à tona, nesta revisão de narrativas misóginas que ainda sobrevivem. Integrando três documentos primários em seus respectivos tempos, almejamos fazer uma reflexão sobre a representação feminina em Stonehenge, que vem desde uma possível concepção como arquétipo de Goddess, passando por ambiguidade entre amor cortês e profanidade da Medievalidade (MONMOUTH, 1136), bruxaria da Modernidade inicial (AUBREY, 1666), e apagamento científico/biológico da mulher em seus momentos mais tardios (STUKELEY, 1740). Partimos da hipótese de que, com o passar do tempo, a imagem da mulher deidade, aplicada a entendimentos do monumento, corresponde a uma transformação da visão da mulher real na sociedade.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)