Bolsa 23/06351-1 - Ensino fundamental, Ensino público - BV FAPESP
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A transição da educação infantil para o ensino fundamental: a produção de dados no contexto dos documentos

Processo: 23/06351-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2023
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2024
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Acordo de Cooperação: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
Pesquisador responsável:Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da Rocha
Beneficiário:Jociléia Souza Guimarães da Silva
Instituição Sede: Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais (EHJS). Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/06833-3 - Construindo pontes entre a educação infantil e o ensino fundamental, AP.EP
Assunto(s):Ensino fundamental   Ensino público   Educação infantil   Práticas pedagógicas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino Fundamental | ensino infantil | ensino público | Ensino Infantil e Ensino Fundamental

Resumo

Por se tratar de Projeto de Pesquisa que tem por objeto a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, a participação de professores bolsistas do AG-III da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental trará importantes contribuições para o seu desenvolvimento e viabilizará benefícios imediatos à escola. Em Campinas a Educação Infantil é organizada por agrupamentos multietários. Do AG-III participam as crianças que irão para o 1º ano do Ensino Fundamental no ano seguinte. As ações do Projeto incluem reflexões e revisões de documentos (Relatório Individual da Trajetória Educacional da Criança, Ficha Descritiva de Avaliação do Aluno e Ficha de Matrícula, Projetos Político-Pedagógicos, Diretrizes Curriculares Municipais), bem como a compreensão da perspectiva das crianças (com a aplicação de um jogo), familiares (por entrevistas) e colegas docentes (pela produção de narrativas) sobre o processo de transição. Dentre essas ações, as atividades a serem realizadas pelos professores bolsistas do AG-III e do 1º ano do Ensino Fundamental deste Plano, envolverão: estudos previamente indicados pelas pesquisadoras e a participação em reuniões quinzenais realizadas durante a vigência do Projeto, para compartilhamento dos estudos realizados e de dados produzidos pela equipe de pesquisa. Este Plano de Atividades conta, ainda, com a produção de dados sobre os seguintes documentos, em colaboração com os orientadores pedagógicos bolsistas: as Diretrizes Curriculares Municipais, o Projeto Político-Pedagógico da escola, Relatório Individual da Trajetória Educacional da Criança, a Ficha de Matrícula e Ficha de Avaliação Descritiva do Aluno. Como resultado final, os professores bolsistas colaborarão na elaboração de ações decorrentes dos estudos e dos dados produzidos, para compor o Programa de Transição Educação Infantil-Ensino Fundamental, em formato digital, preferencialmente um e-book, que reunirá um conjunto de experiências inovadoras que poderão trazer não apenas benefícios imediatos à escola, como para toda a rede, por sua disponibilização para todos os docentes e gestores da educação. (AU)

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