Bolsa 23/06320-9 - Educação infantil, Ensino fundamental - BV FAPESP
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Viabilizando a pesquisa: espaços, estudos e reflexões junto à equipe

Processo: 23/06320-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2023
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Acordo de Cooperação: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
Pesquisador responsável:Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da Rocha
Beneficiário:Renata Esmi Laureano
Instituição Sede: Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais (EHJS). Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/06833-3 - Construindo pontes entre a educação infantil e o ensino fundamental, AP.EP
Assunto(s):Educação infantil   Ensino fundamental   Ensino público
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação Infantil | Ensino Fundamental | ensino público | Educação infantil e fundamental

Resumo

Por se tratar de Projeto de Pesquisa que tem por objeto a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, a participação de coordenadores pedagógicos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da coordenadora setorial de Educação Básica da Secretaria Municipal de Educação de Campinas (SME) trará importantes contribuições para o seu desenvolvimento e viabilizará benefícios imediatos às escolas. Na rede de Educação de Campinas, no cargo de Coordenação Pedagógica, os profissionais devem participar da elaboração, da implementação e da avaliação da política educacional e dos atos normativos da SME, dentre outras funções. Assim, a inclusão dos coordenadores pedagógicos na pesquisa como bolsistas permitirá que a equipe trabalhe com informações precisas sobre a dinâmica de construção, uso e possibilidades de revisão dos documentos analisados (Projetos Político-Pedagógicos, Relatório Individual da Trajetória Educacional da Criança, Ficha de Matrícula, Ficha Descritiva de Avaliação do Aluno e Diretrizes Curriculares Municipais.) Por outro lado, permitirá que os coordenadores conheçam, detalhadamente, as concepções de professoras, gestoras, orientadoras pedagógicas, crianças e famílias sobre o processo de transição e as proposições que serão geradas pelos múltiplos procedimentos metodológicos. Esse conhecimento é fundamental para a compreensão geral do processo de transição e para mobilizar formas de socializar os resultados da pesquisa por toda a rede de educação. Além dessas ações as atividades a serem realizadas pelos coordenadores pedagógicos bolsistas também incluem: estudos previamente indicados pelas pesquisadoras e a participação em reuniões quinzenais realizadas durante a vigência do Projeto, para compartilhamento dos estudos realizados e de dados produzidos pela equipe de pesquisa. Como resultado final, os bolsistas colaborarão na elaboração de ações decorrentes dos estudos e dos dados produzidos, para compor o Programa de Transição Educação Infantil-Ensino Fundamental, em formato digital, preferencialmente um e-book, que reunirá um conjunto de experiências inovadoras que poderão trazer não apenas benefícios imediatos à escola, como para toda a rede, por sua disponibilização para todos os docentes e gestores da educação. (AU)

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