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Uma análise de componentes principais (APC) dos indicadores educacionais dos anos iniciais e finais do ensino fundamental de redes públicas de ensino

Processo: 23/08737-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2023
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2024
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Planejamento e Avaliação Educacional
Acordo de Cooperação: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
Pesquisador responsável:Mozart Neves Ramos
Beneficiário:Rafael Naime Ruggiero
Instituição Sede: Instituto de Estudos Avançados (IEA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/06522-8 - Uso de modelagens estatísticas e de ciências dos dados para melhorar aprendizagens e reduzir desigualdades escolares das redes públicas de ensino, AP.PP
Assunto(s):Educação escolar básica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação Básica | Métodos estatísticos de análise multivariada | Políticas Públicas em Educação

Resumo

Este plano tem por objetivo realizar uma análise estatística multivariada de componentes principais (ACP) para estabelecer padrões de desempenho escolar para os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental das escolas municipais de Ribeirão Preto, Cordeirópolis, Jundiaí, Francisco Morato e Batatais, tomando como referência indicadores educacionais do Saeb e do Censo Escolar das edições de 2015, 2017 e 2019. Esta análise permite estabelecer vetores de desempenho escolar para cada uma das escolas nas duas etapas escolares das redes de ensino aqui consideradas. Como resultado final é possível construir um indicador de heterogeneidade para estas redes de ensino.

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