Bolsa 23/07554-3 - COVID-19, Qualidade de vida - BV FAPESP
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Senso de coêrencia e seu efeito na saúde e qualidade de vida de adolescentes vulneráveis após pandemia de covid-19: estudo de intervenção

Processo: 23/07554-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2023
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2025
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Medicina Preventiva
Pesquisador responsável:Silvia Helena de Carvalho Sales Peres
Beneficiário:Gabriela de Figueiredo Meira
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/05123-2 - Senso de coêrencia e seu efeito na saúde e qualidade de vida de adolescentes vulneráveis após pandemia de COVID-19: estudo de intervenção, AP.R
Assunto(s):COVID-19   Qualidade de vida   Saúde mental   Senso de coerência   Saúde pública
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Covid-19 | Qualidade De Vida | Saúde Mental | senso de coerência | saúde publica

Resumo

Estudos têm demonstrado que alto senso de coerência (SOC) e o apoio social estão relacionados aos melhores desfechos em saúde. Considerando que os adolescentes confiam em amigos e professores e que há poucas publicações que avaliaram os impactos da pandemia da COVID-19, saúde mental e qualidade de vida em adolescentes no ambiente escolar. O conhecimento sobre o perfil e saúde de adolescentes gera dados baseados em evidência científica para criação de estratégias de promoção de saúde, melhorando a saúde e qualidade de vida de escolares. Esta pesquisa terá como objetivo implementar e avaliar o efeito de um programa de promoção de saúde com foco no desenvolvimento do SOC e apoio social na qualidade de vida de adolescentes após pandemia de COVID-19. Esse estudo será realizado em escolas da zona oeste e norte de Bauru, São Paulo, Brasil e envolverá adolescentes. Será implementada uma estratégia de promoção de saúde na escola com atividades semanais para melhorar o senso de coerência dos escolares e o apoio social. Os adolescentes responderão aos questionários Kiddo-KINDL, Rosenberg Self-Esteem Scale - RSES, Depression Anxiety and Stress Scale (DASS-21) SOC- 13, Social Support Appraisals (SSA), Child Perception Questionnaire (CPQ 11-14) e perguntas sobre os efeitos da pandemia, além de questões socioeconômicas, hábitos alimentares e desempenho escolar. As condições clínicas avaliadas serão o sangramento gengival e a presença de placa bacteriana. Os questionários e os exames clínicos serão realizados antes da implementação da estratégia (baseline), seis e doze meses após a intervenção. A implementação de estratégias de promoção de saúde a partir do aumento do SOC em adolescentes vulneráveis expostos à pandemia da COVID-19 pode auxiliar na melhora da qualidade de vida e da saúde destes indivíduos. Portanto, espera-se que os resultados desta pesquisa reforcem a importância de estratégias de promoção de saúde de escolares.

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