Bolsa 23/09973-3 - Ambiente escolar, Direitos humanos - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Transfobia e promoção dos direitos de estudantes transgênero no território escolar: a influência da literatura na trajetória de jovens trans

Processo: 23/09973-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2023
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2024
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social
Pesquisador responsável:Vera Silvia Facciolla Paiva
Beneficiário:Gabriela Novais Gama
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:17/25950-2 - Vulnerabilidades de jovens às IST/HIV e à violência entre parceiros: avaliação de intervenções psicossociais baseadas nos direitos humanos, AP.TEM
Assunto(s):Ambiente escolar   Direitos humanos   Literatura   Teoria literária
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adolescentes-trans | ambiente escolar | Direitos Humanos | Literatura | Transfobia | Teoria literária

Resumo

Este plano de atividades de Iniciação Científica (IC) integra o projeto temático FAPESP Vulnerabilidades de jovens à IST/HIV e violência no namoro: avaliando uma intervenção psicossocial baseada em direitos humanos (FAPESP 2017/25950-2). O estudo será desenvolvido na mesma escola onde estudei e fui bolsista de Iniciação Científica no Ensino Médio (IC-EM), associada a este projeto temático.O objetivo desta iniciação científica será descrever experiências mobilizadoras da resposta de estudantes trans na direção da mitigação da discriminação, violência e outras violações de direitos que afetam a sua vida. A metodologia utilizada traz uma contribuição à intervenção prevista no temático na direção do processo de aceitação de pessoas trans. Especificamente focalizará como textos literários participam desta resposta. Serão realizadas entrevistas individuais com estudantes auto-identificados como trans e não-binários, além de descrever a vivência no ensino médio, co-produzirá sugestões de textos literários sobre diversidade de gênero e transexualidade que podem mobilizar a reflexão de colegas e professores na direção de uma educação inclusiva, além da conscientização e promoção de direitos dos estudantes trans. Inspirada pelas referências do temático, o quadro dos Direitos Humanos e da Vulnerabilidade, e a partir das teorias que indicam o potencial do uso da literatura para o processo reflexivo, de humanização - ampliação das perspectivas sobre algo, e até terapêutico, de elaboração de conflitos num enfoque psicanalítico.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)