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Problemas de coleta e entrega verdes sob demandas e tempos de viagem incertos

Processo: 23/08678-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2023
Data de Término da vigência: 31 de março de 2024
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Pesquisa Operacional
Pesquisador responsável:Pedro Augusto Munari Junior
Beneficiário:Alex Paranahyba de Abreu
Supervisor: Maria Battarra
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Bath, Inglaterra  
Vinculado à bolsa:22/10993-6 - Problemas de roteamento de veículos com coletas e entregas sob incertezas nos tempos de viagem e demandas, BP.MS
Assunto(s):Otimização robusta   Sustentabilidade empresarial   Redução de CO2   Transporte de carga
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Demanda e tempos de viagem incertos | Otimização robusta | Problemas de coleta e entrega verdes | Otimização robusta

Resumo

Este projeto aborda variantes verdes do problema de roteamento de veículos com requisições de coleta e entrega considerando incertezas na demanda e nos tempos de viagem. Essas variantes estão alinhadas com atuais práticas sustentáveis que buscam reduzir emissões de CO2 fornecendo rotas menos poluentes. Nosso foco é na extensão do problema de coleta e entrega (PDP do ingles pickup and delivery problem) o qual tem ganhado popularidade devido a sua aplicação prática em serviços de entregas, delivery de comida, transporte de cargas em plataformas offshore e operações de alívio em desastres. O PDP envolve roteirizar um conjunto de requisições de transporte de locais de coleta para locais de entrega. Nosso objetivo é propor novos modelos matemáticos e abordagens de solução exata que considerem emissões de poluentes de veículos convencionais e incorporar a utilização de veículos elétricos no PDP. Esta integração busca reduzir os impactos ambientais causados pelo transporte em áreas urbanas. Além disso, buscamos endereçar incerteza nos dados por meio da otimização robusta para promover o uso mais efetivo dos veículos e prevenir que as rotas obtidas se tornem infactíveis ou excessivamente poluente na presença de eventos inesperados. Dessa forma, esta pesquisa busca desenvolver abordagens de solução eficientes que suportem a tomada de decisão na presença de incerteza nos dados enquanto considera objetivos sustentáveis, resultando em variantes do PDP verde robustas. (AU)

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