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Adaptação de alunos ingressantes à rotina universitária: contribuição do ensino híbrido e metodologias ativas

Processo: 23/07742-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2023
Vigência (Término): 31 de julho de 2025
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Geral
Pesquisador responsável:Fernanda Klein Marcondes
Beneficiário:Ana Luisa Betiolli
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Ansiedade   Aprendizagem   Estresse
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ansiedade | aprendizagem | estresse | Fisiologia | Fisiologia do estresse

Resumo

Ao ingressar no ensino superior, o aluno vivencia um período de adaptação e espera-se que esteja motivado para aprender, e que saiba se organizar para estudar. Porém dificuldades relacionadas ao estabelecimento de uma rotina de estudos, ao preparo para avaliações de aprendizagem, distância da família, limitações financeiras e relacionamentos interpessoais podem gerar estresse e ansiedade, comprometendo seu bem estar e seu rendimento acadêmico. Para promover a motivação dos estudantes, bem como a aprendizagem significativa, muitas instituições e professores têm utilizado estratégias ativas de aprendizagem, para complementar ou substituir aulas tradicionais. Diferentes autores têm observado que as metodologias ativas promovem melhora no aprendizado, aumentam o interesse e o engajamento dos estudantes. E, em estudo recente observamos que também contribuíram para redução da ansiedade e estresse antes de prova. Considerando estes achados, pretendemos testar a hipótese de que as metodologias ativas poderiam contribuir para a adaptação do aluno ingressante à universidade, auxiliando no estabelecimento de uma rotina de estudos, aumentando a segurança sobre seu aprendizado e reduzindo o estresse frente a provas. O objetivo deste estudo é avaliar o efeito de estratégias de aprendizagem ativa sobre o aprendizado, nível de estresse e ansiedade antes de avaliações do aprendizado, e sobre o processo de adaptação de alunos ingressantes na universidade. Serão convidados a participar alunos matriculados no segundo semestre de um curso de graduação da área da saúde, matriculados em disciplina básica obrigatória. Será avaliado o aprendizado sobre fisiologia cardiovascular e renal, por meio do ganho cognitivo. A avaliação dos níveis de estresse induzido por prova será realizada por meio da mensuração do alfa-amilase salivar, imediatamente antes das avaliações sobre os temas indicados. A percepção dos alunos sobre a contribuição das metodologias de ensino para sua adaptação e seus níveis de ansiedade antes de provas serão avaliados por meio de questionários e do Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE), respectivamente.

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