Bolsa 22/14358-3 - Construcionismo social, Práticas discursivas - BV FAPESP
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Terapia de sessão única narrativa com universitários/as: Possibilidades e limites

Processo: 22/14358-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2023
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2024
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Laura Vilela e Souza
Beneficiário:Rafaella Andrade Vivenzio
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Construcionismo social   Práticas discursivas   Saúde mental   Terapia narrativa   Estudantes universitários
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:as | Construcionismo Social | práticas discursivas | Saúde Mental | Terapia de Sessão Única | Terapia Narrativa | Universitários | Psicologia

Resumo

Estudantes universitários/as são considerados um grupo vulnerável ao desenvolvimento de ansiedade, depressão e estresse de acordo com a literatura científica nacional e internacional. Junto a isso, a pandemia da COVID-19 agravou os problemas relacionados à saúde mental, uma vez que impactou as configurações sociais, sanitárias, econômicas, culturais e políticas da sociedade, afetando diretamente o ensino superior. Dentre as estratégias de proteção e prevenção que se propõem a mitigar o sofrimento psicológico notado, os serviços de cuidado psicológico no início da idade adulta apontam para consequências favoráveis, como maior desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais e propensão a continuar os estudos. Neste contexto, o atendimento terapêutico breve, tal qual a Terapia de Sessão Única Narrativa (TSUN), torna-se uma importante opção a ser considerada devido ao seu custo-benefício, facilidade de acesso e ênfase no protagonismo do/a cliente atendido/a. Considerando-se esse aspecto, somado a identificação da ausência de estudos acerca da TSUN no Brasil e sobre seu uso na população universitária, além da necessidade de se pensar formas de ampliar a democratização do acesso aos serviços de saúde mental brasileiros, o objetivo desta pesquisa é compreender a produção de sentidos sobre a prática da TSUN com clientes e terapeuta. Para tanto, serão realizados e gravados atendimentos de universitários/as na modalidade TSUN no âmbito de uma Universidade pública brasileira. Serão também realizadas entrevistas de seguimento com esses/as universitários/as sobre o/os atendimento/os realizado/os. A partir da perspectiva construcionista social de pesquisa como intervenção, a pesquisadora deste projeto ocupará a posição de terapeuta e irá participar da produção de sentidos sobre (e na) prática mediante anotações de diário de campo. As transcrições das sessões de atendimento, das entrevistas de seguimento e os registros de diário de campo serão tomados como práticas discursivas a partir das quais poder-se-á analisar os sentidos produzidos sobre a TSUN em termos de seus efeitos nessa população. Espera-se que este estudo gere conhecimentos sobre a aplicabilidade da TSUN no âmbito universitário e sirva de inspiração para novas práticas a partir das contribuições encontradas, descritas e discutidas.

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