Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo dos efeitos do d-limoneno sobre a glicemia de ratos induzidos à diabetes melittus por aloxana e a repercussão desse tratamento sobre o sistema cardiorrenal e a inflamação.

Processo: 23/05114-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2023
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2025
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Farmacognosia
Pesquisador responsável:Glaucia Raquel Luciano da Veiga
Beneficiário:Isabela de Paula Destro
Instituição Sede: Centro Universitário FMABC (FMABC). Santo André , SP, Brasil
Assunto(s):Aloxano   Diabetes mellitus   D-limoneno   Inflamação   Sistema cardiovascular
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aloxana | diabetes mellitus | d-limoneno | Inflamação | Sistema cardiovascular | Sistema Renal | Diabetes Mellitus

Resumo

Diabetes Mellitus (DM) é uma síndrome metabólica de origem múltipla caracterizada pela hiperglicemia persistente ou resistência insulínica e decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos. Se não controlada, a DM pode ocasionar alterações funcionais em diferentes órgãos e sistemas, com destaque para nefropatia diabética, doença coronariana, doença cerebrovascular e doença arterial periférica. Além dessas alterações tem-se a presença de inflamação e o aumento do estresse oxidativo, o que potencializa as complicações da doença e diminui a expectativa de vida do diabético. O D-limoneno, um monoterpeno encontrado naturalmente na casca de frutas cítricas, tem demonstrado importantes propriedades farmacológicas em diversos estudos, incluindo efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e hipoglicemiantes. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo avaliar os efeitos antidiabéticos do D-limoneno em ratos Wistar induzidos a Diabetes Mellitus pela droga aloxana e também investigar as possíveis repercussões desse tratamento na expressão gênica dos biomarcadores renais (klotho, Kim-1), cardíacos (BNP) e inflamatórios (IL-6).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)