Bolsa 23/05322-8 - Comunicação social, Eletroencefalografia - BV FAPESP
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Associações entre marcadores neurais de processamento facial e o desenvolvimento de habilidades de comunicação social em bebês de 3 meses de idade

Processo: 23/05322-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2023
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2024
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Psiquiatria
Pesquisador responsável:Elizabeth Shephard
Beneficiário:José Frederico Rabelo Barbosa
Instituição Sede: Instituto de Psiquiatria Doutor Antonio Carlos Pacheco e Silva (IPq). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Comunicação social   Eletroencefalografia   Neurodesenvolvimento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comunicação Social | eletroencefalograma | neurodesenvolvimento | processamento facial | Neurodesenvolvimento

Resumo

O desenvolvimento de habilidades sociais nos bebês é um processo complexo no qual as interações do bebê com o ambiente social moldam a especialização dos sistemas neurais responsáveis pelo processamento de informações sociocomunicativas. Estudos anteriores com bebês identificaram marcadores neurais associados a esse processo. Por exemplo, um componente potencial relacionado a eventos, o "N290", foi relatado de forma confiável enquanto bebês de até 3 meses de idade veem estímulos sociais (face) ao inverso de quando veem estímulos não sociais. No entanto, atualmente não está claro se esses marcadores neurais precoces de processamento social estão significativamente relacionados às habilidades de comunicação social evidentes e mais complexas dos bebês. Portanto, o presente estudo procura investigar associações entre o marcador neural N290 de processamento facial medido em uma grande amostra de 500 bebês de 3 meses de idade durante um registro de eletroencefalografia (EEG) e evidências de habilidades de comunicação social adaptativas dos bebês avaliados via entrevista com os pais na mesma idade. Este projeto fará uma importante contribuição para a literatura da neurociência cognitiva do desenvolvimento, melhorando a compreensão de como os marcadores neurais do processamento facial estão relacionados às habilidades de comunicação social em bebês muito jovens.

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