Bolsa 23/04455-4 - Sociologia educacional, Educação indígena - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Outros como eu chegando: uma etnografia sobre as vivências dos estudantes indígenas na Unicamp

Processo: 23/04455-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Data de Início da vigência: 31 de agosto de 2023
Data de Término da vigência: 29 de novembro de 2023
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia
Pesquisador responsável:Chantal Victória Medaets
Beneficiário:Edilene Alves da Silva
Supervisor: João Miguel Trancoso Vaz Teixeira Lopes
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universidade do Porto (UP), Portugal  
Vinculado à bolsa:22/01419-4 - Etnografia da experiência de estudantes indígenas das áreas de Ciências Exatas e Saúde, BP.MS
Assunto(s):Sociologia educacional   Educação indígena   Ensino superior   Etnografia   Estudantes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino Superior | Estudantes Indígenas | Mulheres Estudantes | Vida Estudantil | Antropologia da Educação; Sociologia da Educação

Resumo

Esta pesquisa de mestrado, em andamento, investiga as mudanças que têm ocorrido durante o desenvolvimento do curso de estudantes indígenas que ingressaram na Unicamp a partir do primeiro vestibular indígena em 2019, captando as evoluções que ocorrem ao longo da trajetória universitária. Um dos pontos que já foi observado é a emergência de um movimento de estudantes mulheres indígenas. A pesquisa dialoga com as áreas da Antropologia, com estudos sobre a relação de povos indígenas com a escolarização, e da Sociologia da Educação, em especial estudos sobre estudantes de classes populares. Os materiais obtidos até o momento, produzidos por meio da etnografia, indicam que as vivências dos estudantes indígenas têm muito em comum com aquelas de universitários de classes populares, o que não vem sendo indicado na literatura. O estágio no exterior permitirá o estabelecimento de parceria com um pesquisador com carreira consolidada na área da Sociologia da Educação, com pesquisas que abordam diferentes aspectos das desigualdades educacionais e de acesso a bens culturais. O objetivo do estágio é aprofundar conhecimentos teóricos na área da Sociologia da Educação, estabelecer uma rede de interlocução acadêmica internacional e consolidar análises capazes de evidenciar pontos em comum ou distintos entre estudantes indígenas e aqueles oriundos de camadas populares. O diálogo permitirá também fortalecer aspectos da análise referentes a dinâmicas de gênero e a transformações que as estudantes mulheres vivem na universidade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)