Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização das microestruturas e da composição elementar de crostas de Fe-Mn em estrutura óssea de baleia fóssil da Elevação do Rio Grande (Atlântico Sul)

Processo: 23/07878-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2023
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2024
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia - Oceanografia Geológica
Pesquisador responsável:Christian Millo
Beneficiário:Victoria Duarte Moreno
Instituição Sede: Instituto Oceanográfico (IO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Biomineralização   Geoquímica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:biomineralização | Crostas de ferro-manganês | Elevação do Rio Grande (Atlântico Sul) | Estrutura óssea de baleia fóssil | Geoquímica

Resumo

Óxidos de ferro (Fe) e manganês (Mn) são componentes majoritários das grandes reservas minerais do oceano profundo. Esses depósitos acontecem de duas formas, nódulos e crostas, que derivam da precipitação química de óxidos coloidais e elementos acessórios presentes na água do mar, depositando na forma de camadas micrométricas. As crostas tipicamente depositam-se sobre substrato rochoso de montes submarinos, mas estudos recentes mostram a deposição destes óxidos sobre material carbonático de fósseis, como os de baleias. O presente estudo visa caracterizar a estrutura microscópica, composição elementar e o estado de oxidação do Fe e Mn de um fóssil de baleia coletado na Elevação do Rio Grande (ERG). A ERG é uma elevação oceânica do Atlântico Sul em destaque pelo seu potencial de alocação de recursos minerais de crostas Fe-Mn. Este projeto tem como objetivo investigar o mecanismo de formação e evidenciar potenciais morfologias e bioassinaturas químicas que estariam ligadas à atividade de microrganismos durante a formação das crostas da amostra. As análises a serem realizadas no IOUSP e laboratórios parceiros, envolvem: microscopia óptica e eletrônica de varredura (SEM), espectroscopia por raio-X com dispersão de energia (EDS), microanálise por sonda eletrônica (EPMA), microfluorescência de raios-X (¼XRF), micro-espectrometria de absorção de raios-X (¼XANES) e análise mineralógica por difração de raio-x (XRD) e espectrometria Raman. Este projeto se insere em uma linha de pesquisa internacionalmente relevante de rápido desenvolvimento no Brasil. Os resultados prometem preencher importantes lacunas no entendimento dos mecanismos iniciais de formação de óxidos polimetálicos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)