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Novas abordagens de ciências e matemática na escola: itinerários em arte-educação

Processo: 23/08956-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público
Vigência (Início): 01 de agosto de 2023
Vigência (Término): 30 de junho de 2025
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Acordo de Cooperação: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
Pesquisador responsável:Denise Silva Vilela
Beneficiário:Tatiana Correa
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/06901-9 - Novas abordagens em ciências e matemática na escola: itinerários em arte-educação, AP.EP
Assunto(s):Arte-educação   Educação matemática   Aprendizagem   Ensino de ciências
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem na Experiência | arte e educação | Educação em Ciência | educação matemática | Experiências integradoras na escola | Itinerário Formativo | Arte e educação

Resumo

Este projeto se organiza em dois eixos. O primeiro eixo é de pesquisa do tipo bibliográfica, que objetiva levantar estudos publicados que envolvem arte e educação em geral, e, especificamente, arte e ciências e matemática. O projeto já levantou alguns títulos e pretende avançar na literatura das áreas para estabelecer possíveis conexões entre as publicações que todavia não se articulavam entre si, ampliando o repertório para arte e educação em ciências e matemática. Este estudo subsidiará esta e outras experiências pedagógicas inovadoras, assim como futuras experiências decorrentes da formação que os professores receberão no processo de desenvolvimento do Projeto. O segundo eixo, relativo à atuação em duas escolas estaduais, possui como objetivo central, realizar oficinas associadas a novas disciplinas propostas pela Base Nacional Comum Curricular, valorizando o uso de tecnologias. Esse eixo envolve conteúdos das disciplinas de matemática, ciências, artes, história, filosofia, entre outras, e visa uma abordagem articulada entre as diferentes áreas. A ideia é manter relações fecundas com essas áreas do conhecimento e explorar vivências artísticas e culturais que possam trazer benefícios imediatos à formação dos estudantes envolvidos no projeto, sobretudo como mecanismo de ressocialização após o período de ensino remoto. A noção de "aprendizagem" que pauta este eixo não tem o sentido da aquisição de conhecimento, mas de experiência e sentido, conforme proposto por Gilles Deleuze (1925-1995). Assim, se baliza por uma ética, se foca na prática e se distancia das aulas expositivas em que o professor está no centro do processo e os alunos numa função passiva frente a ele. A proposta visa uma atuação alternativa ao ensino tradicional, em termos filosóficos e pedagógicos. Pretende-se contemplar uma formação cultural e não se restringir a uma racionalização de conteúdos. Propõem-se a realização de visitas em museus e exposições, assim como montar exposições na escola e universidade, além de criação de painéis para compor o ambiente escolar. A formação cultural é entendida como fundamental para o professor e estudantes e, por meio dessa educação, vislumbra-se pautar a necessidade cultural. (AU)

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